Passos Coelho em entrevista num simultâneo SIC, SIC Notícias e SIC Online - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

25 de março de 2011

Passos Coelho em entrevista num simultâneo SIC, SIC Notícias e SIC Online

Na sequência da demissão de José Sócrates e da crise política em que o país está mergulhado, a SIC vai entrevistar o líder do maior partido da oposição. Pedro Passos Coelho defende a realização de eleições antecipadas e prepara-se para ir a votos. O dirigente social-democrata é entrevistado esta noite por Clara de Sousa, às 20h50, num simultâneo SIC, SIC Notícias e SIC Online.

Desde que foi eleito presidente do PSD, no dia 26 de março de 2010, Pedro Passos Coelho fez dois acordos com o Governo minoritário do PS, um deles sobre o Orçamento para 2011, que permitiram a viabilização de medidas para reduzir o défice, incluindo aumentos de impostos e cortes salariais.
No final do ano passado, o PSD deixou o aviso de que não haveria "uma2011-03-25173107_CA967162-B341-4FEB-88DD-FECB0766BF67$$738d42d9-134c-4fbe-a85a-da00e83fdc20$$71658376-e3d9-4134-8c4a-c1dd9b2889a2$$img_carrouselTopHomepage$$pt$$1 terceira oportunidade" para o Governo e isso confirmou-se a meio deste mês, quando Passos Coelho disse "não" a um novo pacote de austeridade apresentado pelo executivo de José Sócrates em Bruxelas sem negociação prévia com os sociais-democratas.
Há cinco meses, Passos Coelho chegou a dizer que o Governo merecia uma moção de censura, mas nessa altura o Presidente da República, Cavaco Silva, estava em fim de mandato e impedido de dissolver o Parlamento e convocar eleições antecipadas.
Entretanto, Cavaco Silva foi reeleito, com o apoio de PSD, CDS-PP e MEP, e esse impedimento terminou com a sua posse, no dia 9 de maio. No entanto, o PSD não precisou de se confrontar com a decisão de apresentar ou de aprovar uma moção de censura.
Na quarta-feira, conforme tinha avisado, o primeiro-ministro demitiu-se depois de a oposição no Parlamento chumbar o novo pacote de medidas inserido no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) para 2011-2014.
Era preciso "pôr fim ao clima irrespirável" de uma "situação pantanosa" causada por um Governo incapaz de fazer reformas estruturais e sem a confiança dos mercados, considerou o presidente do PSD, em reação à demissão de José Sócrates.
O PSD liderado por Passos Coelho, que se tem mantido à frente nas sondagens, prepara-se agora para enfrentar o PS de José Sócrates em eleições legislativas antecipadas.
Quanto ao futuro, Passos Coelho tem defendido um Governo de maioria alargada, admitindo que este integre outros partidos mesmo que o PSD consiga maioria absoluta, mas excluindo qualquer coligação pré-eleitoral, designadamente com o CDS-PP - a última vez que o fez foi em entrevista ao Correio da Manhã, publicada no dia 19 deste mês.
No atual contexto de crise política, que se soma à crise financeira, o presidente do PSD tem reiterado o seu empenho em cumprir as metas de redução do défice assumidas pelo atual Governo, sobretudo através de uma reforma do Estado, e não pôs de parte um aumento do IVA, mas comprometeu-se a não recorrer "a medidas que afetem as pensões mais degradadas ou as reformas".
Segundo Passos Coelho, neste momento não há "um conhecimento completo da situação financeira portuguesa", o que obriga a prudência em matéria de política fiscal.
Com a provável realização de legislativas antecipadas, o PSD terá de acelerar o processo de elaboração de um programa eleitoral e ficará pelo caminho a revisão constitucional que marcou o início da liderança de Passos Coelho e suscitou críticas pelas alterações aos artigos relativos à saúde e educação públicas e aos despedimentos.

SIC Online

1 comentário:

  1. A simpatia com que está a ser entrevistado, ve se que Balsemão é do psd. Pena que noutros momentos em algumas entrevistas, a deselegancia era notoria. PS: Clara de Sousa, jornalista *****

    ResponderEliminar

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas