'Pare, Escute e Olhe' estreia Sábado à noite na SIC - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

4 de abril de 2011

'Pare, Escute e Olhe' estreia Sábado à noite na SIC

imageO documentário 'Pare, Escute e Olhe', realizado pelo jornalista da SIC Jorge Pelicano, em 2009, estreia no próximo Sábado às 23:45, logo após o episódio de Laços de Sangue. Este documentário procura denunciar a situação de isolamento causada pela desativação da linha de caminho de ferro do Tua. Tudo começa em Dezembro de 1991, altura em que uma decisão política encerra metade da centenária linha ferroviária do Tua, entre Bragança e Mirandela. Quinze anos depois, o apito do comboio apenas ecoa na memória dos transmontanos. A sentença amputou o rumo de desenvolvimento e acentuou as assimetrias entre o litoral e o interior de Portugal, tornando-o no país mais centralista da Europa Ocidental. 

Leia a notícia completa e veja o trailer oficial do documentário clicando em Ler Mais!

Os velhos resistem nas aldeias quase desertificadas, sem crianças. A falta de emprego e vida na terra leva os jovens que restam a procurar oportunidades noutras fronteiras. Agora, o comboio que ainda serpenteia por entre fragas do idílico vale do Tua é ameaçado por uma barragem que inundará aquela que é considerada uma das três mais belas linhas ferroviárias da Europa.

Fantastic PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas