Guerra aberta pela liderança na ficção da SIC entre TVI - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

16 de dezembro de 2012

Guerra aberta pela liderança na ficção da SIC entre TVI

fb-recomenda

Nos últimos meses, a SIC fez história ao ultrapassar a longínqua liderança da TVI na ficção. Desde Setembro, as novelas da estação de Carnaxide são vencedoras, desde ‘Fina Estampa’ (antes do ‘Jornal da Noite’) até ao trio de ‘Dancin’ Days’, ‘Gabriela’ e ‘Avenida Brasil’ (depois do noticiário).

Estas ultrapassaram a ficção nacional da TVI, que actualmente se exprime em ‘Doida Por Ti’, ‘Louco Amor’ e ‘Doce Tentação’. Além disso, e pela primeira vez desde 2000, quando a TVI começou a apostar de forma continuada na produção de novelas, um produto da estação de Carnaxide entrou no ‘top 10’ das telenovelas portuguesas mais vistas. Com uma média de 1 419 300 telespectadores, ‘Dancin’ Days’ ocupa o sétimo lugar desta tabela (ver infografia) que, até ao momento, era totalmente dominada por tramas da TVI. ‘Dei-te Quase Tudo’, produção de 2005 protagonizada por Vera Kolodzig e Pedro Granger, ocupa o primeiro lugar, somando uma média de 1 571 400 espectadores. No pódio das mais vistas segue-se ‘Ninguém Como Tu’, do mesmo ano, com uma média de 1 556 300 pessoas. Na terceira posição, está ‘Olhos de Água’, que pôs frente a frente as gémeas Luísa e Leonor, interpretadas por Sofia Alves. A história foi acompanhada por 1 521 900 portugueses.

Ao mesmo tempo que ‘Dancin’ Days’ quebrou a hegemonia da TVI na ficção nacional, ‘Gabriela’ devolveu o sucesso às produções da Globo. O remake interpretado por Juliana Paes vai mesmo fechar o ano como a novela mais vista em Portugal, com uma média de 1 449 300 telespectadores desde a sua estreia.

É com este cenário que 2013 promete ser um ano de intensa luta pela supremacia na ficção. Luís Marques, director-geral da SIC, anuncia desde já que o canal "vai continuar competitivo na ficção". Em resposta, o director-geral interino da TVI, Luís Cunha Velho, afirma que em Queluz se vai "assistir ao regresso das grandes produções de ficção nacional". Para o próximo ano, as duas estações privadas preparam já novelas capazes de alavancar as audiências do canal. A SIC aposta em ‘Lago do Forte’, a nova ficção de Patrícia Müller, protagonizada por alguns dos principais nomes da estação: Cláudia Vieira, Diana Chaves e Diogo Morgado. As gravações arrancam no primeiro trimestre do 2013, e a estreia deverá acontecer no segundo semestre. Antes disso, em Janeiro, a TVI lança ‘De Mulher Para Mulher’, de António Barreira, trama que terá como missão fazer frente a ‘Dancin’ Days’ e resgatar a liderança na ficção para a TVI.

À ‘Correio TV’, Luís Marques congratula-se com a quebra da ficção da TVI e afirma que a proeza é o "resultado de uma aposta consistente iniciada em 2008/2009". "Encontrámos um parceiro na área da produção, a SP Televisão, e em 2010 alargámos essa parceria à Globo, que esteve connosco em ‘Laços de Sangue’ e, agora, em ‘Dancin’ Days’". A "estabilidade" aliada a uma "boa estratégia", obteve "o reconhecimento do público português e dos especialistas internacionais", diz, recordando que ‘Laços de Sangue’ ganhou um Emmy e ‘Rosa Fogo’ foi nomeada para outro. "É a vitória de boas histórias, bons actores, boa realização e boa produção", sublinha Luís Marques.

CM

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas