José Castelo Branco: "A SIC prometeu-me ficar durante um ano em antena" - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

25 de maio de 2013

José Castelo Branco: "A SIC prometeu-me ficar durante um ano em antena"







A estreia de "Splash! Celebridades" é já no domingo. À Notícias TV, José Castelo Branco revela em pormenor porque deu nega à TVI e ao "Big Brother VIP" e com que trunfos Júlia Pinheiro o seduziu para vestir a "camisola" da SIC. Homem de fé, "amigo do próximo" e atento à crise que afeta o País, o rei do "jet set" faz uma promessa: "Quero estar no Parlamento e ser deputado independente."
Apressado e de chinelos Chanel nos pés, José Castelo Branco "mergulha" num mar de roupa, religiosamente arrumada por peças e tecidos, num closet. "Eu gosto deste biquíni cor-de-rosa. Acho-o giríssimo. Posso usá-lo com um cinto Chanel!", atira o rei do jet set, empenhado em dar o seu melhor à Notícias TV. "Espere, espere! Posso também usar um lenço Yves Saint Laurent que fica elegantíssimo!", sugere enquanto vasculha uma gaveta cheia de pareos e lenços de múltiplos padrões e cores. Escolhe camisas brancas, volta atrás para trazer consigo um chapéu de praia. "Ângela, por favor, guarde-me tudo isto na minha mala de viagem. Ah! E não se esqueça: os óculos de sol têm de ir dentro das caixas, para não se riscarem", pede, com delicadeza, à sua empregada doméstica, que trabalha na residência, no coração de Sintra, há cerca um ano.
A mala da Louis Vuitton está feita, mas, antes do arranque da produção fotográfica para a Notícias TV, há ainda que maquilhar o rosto. E o corpo, claro! "Estou cheio de [nódoas] negras. É dos treinos lá nas piscinas", solta, em tom de desabafo, José Castelo Branco, enquanto se observa ao espelho de uma das casas de banho do seu palacete.
Este domingo, José Castelo Branco estará na antena televisiva como um dos 24 participantes do concurso Splash! Celebridades cuja estreia está marcada para as 21.45, na SIC. A par de outras figuras públicas portuguesas, como Merche Romero, Rita Andrade, João Ricardo, Cristina Areia, Ricardo Guedes, Filipa Gonçalves, o marchand de arte vai mergulhar nas piscinas do Centro Desportivo Nacional do Jamor, na Grande Lisboa, e mostrar o talento que tem para os saltos na água.
Nas últimas duas semanas, José Castelo Branco desdobrou-se em treinos, trocou o sossego do lar em Sintra por várias idas até ao Jamor. Todas feitas à noite. "Este é, sem dúvida, o programa mais difícil no qual vou participar porque envolve um enorme desafio e coragem", atira, de imediato, Castelo Branco. Emissão após emissão, os concorrentes de Splash! Celebridades vão saltar para a água de pranchas que variam entre 1,5 e 10 metros de altura.
José Castelo Branco decidiu pôr para trás das costas a inexperiência nos saltos e empenhou-se em dar o melhor de si. "Tenho excelentes formadores e tenho tentado ser o mais aplicado possível." O medo que tem de alturas e que o acompanha há anos, admite o próprio, tem-lhe acelerado o batimento cardíaco na hora de saltar para a piscina. "O mais difícil durante os treinos é atirar-me de cabeça. Nunca na minha vida tinha saltado de uma prancha, aliás, sempre que ia a piscinas entrava na água sempre descendo as escadinhas! Saltar de uma prancha não fazia parte dos meus planos!", assume para de imediato segredar: "Estou apavorado com as pranchas que são altíssimas. Digo-lhe: "Louvado seja o Senhor! Eu não sei se não vou ter umas asas tipo Victoria"s Secret para aterrar na água...".
José ainda não conseguiu enfrentar a profundidade da piscina olímpica do Jamor sem recorrer a um truque". "Um dos problemas que tenho tido é que, sempre que me atiro da prancha, faço-o de olhos fechados. Faço-o porque não quero olhar para a distância. Não consigo... Mas vou tentar abrir os olhos, pelo menos até chegar à água", suspira.
"Vou participar para lutar e vencer"
Os olhos estão pintados de negro, as maçãs do rosto já têm blush e os braços e as pernas estão "bronzeados". Lá fora, os raios de sol brilham e o relógio indica 17.30. José Castelo Branco dá à chave do seu potente carro. Sem treinos para cumprir na agenda, Cascais é o destino.
"Vamos por aqui, pela autoestrada, e chegamos lá num instantinho! Está uma luz ótima para fazermos as fotografias. Ai, meu Deus, hoje ainda não rezei", solta José Castelo Branco enquanto conduz.
Em Splash! Celebridades, José Castelo Branco vai competir ao lado de nomes do desporto como é o caso do pugilista Jorge Pina e da nadadora olímpica Simone Fragoso, mas não se deixa intimidar. Está seguro de si e do valor que tem. Mais: o marchand de arte já tomou uma decisão: vai mergulhar nas piscinas do Jamor e para ganhar. "Quero a vitória, porque não? Sou um animal que gosta de vencer. Vou participar para lutar e vencer!", atira, em voz firme e quase indignado quando questionado se ambiciona ou não trazer para casa o título de vencedor final.
À Notícias TV, José Castelo Branco deixa a sua mensagem: "Portugueses, vejam o meu esforço e avaliem!"
Não fez, garante, qualquer tipo de preparação física para ter uma melhor performance no programa da SIC. "Não tive tempo para me preparar porque tenho tido imenso trabalho. Tenho este corpo naturalmente. Aqui não existem plásticas, fiz uma lipoaspiração mas há 10 anos. É fantástico chegar à minha idade e continuar com este corpo", afirma em própria defesa.
Traz na pele nódoas negras mas não está preocupado com as lesões que têm afetado o grupo de concorrentes, como foi o caso da apresentadora do Fama Show, SIC, Rita Andrade. "Não me preocupa lesionar-me. Isso preocupa muito mais a minha Betty. Ela incentivou-me imenso a entrar no programa. Ela irá, pelo menos, à primeira gala. O meu filho Guilherme também acha o máximo", solta José Castelo Branco, casado com a designer de joias Betty Grafstein.
José Castelo Branco ainda não conhece o valor do prémio final de Splash! Celebridades, mas a confiança que o empenho e a atitude o vão levar longe na competição já o levaram a pensar num possível destino para os milhares de euros que poderá arrecadar. "Se eu chegar à grande final e ganhar, o prémio será para dividir com instituições. Neste momento em que temos o País com a troika cá, tem de ser! É horrível o que se esta a passar no nosso país! Horrível. Estou a pensar seriamente em dividi-lo por uma série de instituições", anuncia. O dinheiro que restar do prémio final, esse, será para guardar e não para gastar, sublinha o próprio à Notícias TV: "Vou arrecadar o dinheiro, claro. Temos de aguentar esta troika que não é nada fácil. Vou amealhar, temos todos de nos segurar. O tempo das vacas gordas acabou."
"Se eu tivesse ido para o "Big Brother VIP" tinha sido um déjà vu para mim"
Instalado numa suite num hotel de cinco estrelas em Cascais, José Castelo Branco veste o primeiro biquíni. Mas antes adverte a Notícias TV: "É melhor colocar-se as roupas em cima da cama, é mais fácil para depois as escolher. As camisas ficam amarrotadas." E, de repente, atira: "Ai meu Deus! Isso é um horror! Por favor, não podemos ter chapéus em cima da cama!", exclama Castelo Branco, que, sem esconder o susto, corre para a casa de banho. Volta ao quarto com os dedos a pingar água, aproxima-se da cama e atira umas gotas sobre a colcha branca. "É importante benzer!"
O rei do jet set é uma das celebridades asseguradas em Splash!, mas a verdade é que nos últimos meses andou sem saber qual seria o seu destino na televisão portuguesa. Foi desejado pela TVI, que o convidou para ser um dos rostos "dentro e fora" do reality showBig Brother VIP, em exibição na antena de Queluz de Baixo, mas escolheu vestir a camisola da SIC. "Tomar a decisão de não colaborar no Big Brother foi muito difícil. Muito, muito. Tenho o melhor a dizer da TVI...", frisa o marchand, que se estreou em televisão em 2004, no reality showQuinta Das Celebridades, TVI.
À Notícias TV, José Castelo Branco revela o que o fez optar pelo formato dos mergulhos. "Este programa, o Splash!, é um grande desafio e não seria um déjà vu do que já fiz. Se tivesse ido para o Big Brother VIP tinha sido mais um déjà vu para mim. Senti que eram experiências que já conhecia. O Splash!É um grande programa e a prova disso é que está em exibição nos EUA", justifica.
Amigo de Luís Cunha Velho, diretor-geral da TVI, e de Margarida Vitória Pereira, diretora de compras internacionais da estação de Queluz de Baixo, José Castelo Branco nunca escondeu à TVI o interesse mútuo que as duas estações tinham em "conquistá-lo". "A SIC começou a namorar-me antes de ser contactado pela TVI. No dia em que tive reunião com o Bruno Santos [diretor de Conteúdos e Formatos da TVI], no qual dei um Ok, mas nada por escrito e sem ficar nada definido, recebo o diretor da Eyeworks, Pedro Cardoso, que começou a falar-me seriamente do Splash!. A Gabi [Gabriela Sobral, diretor de produção nacional da SIC], que tinha vindo de Cannes, teve uma conversa comigo por telefone. Nunca menti, não pus nenhuma carta na manga. A TVI e a SIC sabiam do interesse mútuo. Foi bom para o meu ego ver duas estações interessadas já que eu estive dois anos no congelador", recorda.
A oferta feita pela SIC, e que teve Júlia Pinheiro e Gabriela Sobral na linha da frente a conduzir as negociações, acabaria por ser a mais aliciante aos olhos do rei do jet set: "A Júlia soube massajar melhor o meu ego, penso que sim. A Júlia e a Gabi tiveram uma grande influência pela determinação e pela oferta que apresentaram para depois do programa". Isto porque é desejo da SIC que José Castelo Branco continue na estação de Carnaxide, inclusive, após a exibição de Splash! Celebridades. "A SIC prometeu-me ficar durante um ano em antena. E como a TVI não me podia garantir nada...", diz.
Homem "de palavra", como o próprio se autodefine, José Castelo Branco, que já tinha conduzido Bon Chic em 2006, na TVI, e As Aventuras do Zé este ano, na MVM, prefere não se alongar no que toca àquele que será o seu futuro profissional em Carnaxide. "Se vou ter um programa só meu? Isso não posso dizer. Não se pode falar nunca, nunca, nunca do que ainda não se concretizou."
marchand de arte - que soma no currículo a participação não só no reality show da TVI Quinta das Celebridades, mas também em Primeira CompanhiaCirco das CelebridadesPerdidos na Tribo - resguarda-se na hora de falar em dinheiro. "Nunca falei em cachês. Pergunta-me se fui pago a peso de ouro pela SIC? Não comento", afirma, para de imediato adiantar que "já não existe peso de ouro em televisão. Tudo mudou, o mercado mudou completamente. As coisas mudaram e nós temos de saber viver com pouco".
"O 'Splash ! Celebridades' vai ganhar as audiências, sem dúvida"
"Esta água está fria! Temos de ser rápidos a fazer as fotografias" solta em tom de confissão, mostrando a sua dedicação à sessão fotográfica, mas não deixando de encolher o corpo.
Com a estreia do concurso cada vez mais perto, José Castelo Branco tenta, dia após dia, ser um " melhor mergulhador", até porque ele é fã do concurso de saltos para a água. Não tem qualquer dúvida de que os portugueses vão preferir Splash! Celebridades aos domingos à noite. "O Splash! vai ganhar as audiências, sem dúvida. É um programa que vai ter muita ação, vai ser um espetáculo. O conteúdo é interessante e vai combater o Big Brother. As pessoas continuam a adorar reality shows, mas isto não deixa de ser um. E ali não estamos a ser encurralados dentro de um espaço", considera.
Na última gala de domingo, dia 19, a gala Big Brother VIP, conduzida por Teresa Guilherme, recorde-se, conquistou um share de 31,8% e foi vista por 1,448 milhões de espectadores. Este domingo a estação de Queluz de Baixo renova o painel de convidados do reality show. Liliane Marise, personagem interpretada por Maria João Bastos na novela Destinos Cruzados, Moisés, personagem encarnada por Pedro Teixeira, José Carlos Pereira, as atrizes Alexandra Lencastre, Rita Pereira, da mesma trama, a apresentadora de Você na TV! Cristina Ferreira e o apresentador de Não Há Bela sem João, o humorista João Paulo Rodrigues, vão entrar na casa.
José Castelo Branco crê que o público o vai seguir ao longo das galas de Splash! Celebridades porque, segundo acredita, não deixa ninguém indiferente. "Sou uma pessoa que consegue através da minha transparência fazer que as outras pessoas gostem de mim ou me odeiem. Eu sou odiado ou sou adorado, não existe indiferença comigo. O espetáculo está dentro de mim. Eu não estudo, eu não preciso de guião. Considero-me um ator sem guião, seja em qualquer registo".
Conhecido pelos portugueses por ser excêntrico, polémico e extravagante, José acredita, porém, que é a sua transparência à frente das câmaras de televisão que lhe tem valido o estatuto de figura muito apetecível pelas estações de televisão em Portugal. "Não acho que me procurem por causa de ser excêntrico. As pessoas também sentem o meu lado humano. O povo não é estúpido. As pessoas conseguem enganar durante algum tempo, mas quem se sujeita a estar num reality show, como eu já fiz, consegue fingir o que realmente é durante um mês, mas não mais do que isso... Sou um animal de ecrã, eu cresço quando estou no ecrã".
"Já tinha saudades de voltar a cantar"
Uma música tocada ao piano preenche os corredores do bar e ecoa na sala do restaurante do hotel. O Sol já desapareceu do horizonte e as 21.00 aproximam-se.
Após olhar para a lente da câmara fotográfica da Notícias TV durante quase três horas, José Castelo Branco relaxa e aprecia a melodia. "Os pianistas também têm uma vida tão ingrata. Têm de estar ali a tocar tantas horas...", solta, sentado à mesa.
No coração, o rei do jet set traz também a paixão pela música e prepara-se para regressar ao ativo como cantor. Depois de ter lançado a 7 de novembro de 2008 o videoclip do single In The City, gravado em Nova Iorque, e de em maio de 2011 ter lançado o single Pata Pata - Happy Tribe Remix, José Castelo Branco vai dar voz a novas músicas. "Está em preparação o novo álbum. Já tenho três singles. A seguir sairá um álbum. Se tudo correr bem, vamos ter um álbum musical novo ainda este ano. Julgo que Portugal vai estar a ouvir-me no verão", enquanto se delicia com um prato de cherne acompanhado de puré.
Filipe Neves, diretor de produção do álbum e responsável principal pelo novo projeto musical de José Castelo Branco, revela, em exclusivo à Notícias TV, alguns detalhes sobre o projeto . "O single estará disponível em formas digitais e a pensar em plataformas como o YouTube, que, agora, é uma montra para o mundo."
O profissional, que singra também como cantor no mercado português, elogia o talento de José Castelo Branco para a interpretação musical. "O Zé tem uma particularidade única que é a afinação. Ninguém começa a cantar do zero, a afinação tem de estar lá e o Zé tem uma noção de afinação razoavelmente boa. Ele é muito musical, é um intérprete. Temos trabalhado técnicas de improvisação e tudo isso", avalia.
Para Filipe Neves, que o descreve como "bom aluno e alguém extremamente humilde", José Castelo Branco tem tudo para vencer como cantor. "Existem cantores no mundo que não são grandes vozes, mas que são intérpretes excelentes. Por exemplo, Leonard Norman Cohen não é uma grande voz, mas é um grande intérprete. As pessoas que não conseguem afinar nunca conseguem cantar uma nota!", sustenta o produtor.
Prevista está já a produção de um videoclip que marcará a chegada do álbum ao mercado discográfico. "Será um clip de cariz internacional, nos EUA e não só. É um tema que fui buscar aos anos 80, é interpretado por Grace Jones e chama-se Libertango. Peguei no tema e dei-lhe uma outra roupagem. Fiz um arranjo muito moderno", acrescenta o produtor.
Filipe Neves e José Castelo Branco querem levar ao público uma nova imagem artística. "Estamos a desenvolver um trabalho com qualidade, caberá ao grande público decidir se vai gostar ou não. Há que tentar uma parte mais credível do Zé e menos polémica", sustenta ainda.
"Quero estar no parlamento e ser deputado independente"
Nascido em Moçambique a 8 de dezembro de 1962, José Castelo Branco recusa a imagem de só ter como interesses a moda e marcas de roupa. "As pessoas não percebem que sou pessoa com valores muito grandes. Gostava que falássemos mais no meu lado humano..."
É, antes de tudo, um homem de fé, como descreve: "Eu rezo sempre. Não preciso de me estar a benzer para mostrar a fé que eu tenho. Às vezes vejo os jogadores de futebol benzerem-se e pergunto-me: será que estão a benzer-se por superstição ou por verdadeira devoção? No meu caso, garanto-lhe que se trata de verdadeira devoção... Estou com Deus dentro de mim. E, como se diz, poderás caminhar por víboras e serpentes que nada te acontecerá". Sei a Bíblia quase de cor. Toda a minha família é religiosa, a minha mãe sempre foi de ir à igreja... O meu pai já não.... Todos nós temos uma altura em que se dá o nosso chamamento."
Entretanto, José Castelo Branco revelou em outubro de 2012 o desejo de se candidatar às eleições autárquicas em Sintra, mas já mudou de ideias. No horizonte tem agora um objetivo político maior. Portugal vive "mergulhado" numa crise económica e, por isso, José Castelo Branco quer ter uma voz ativa no Assembleia da República para defender os portugueses. Ambiciona candidatar-se como deputado independente nas próximas eleições legislativas que vão decorrer em 2015. "Tenho é de estar no Parlamento. Estar lá e gritar em alta voz e dizer àquelas pessoas que recebem salários brutais e têm tantas regalias que só olham para a barriga delas e não para os interesse do povo! Gostava de concretizar este sonho quando vierem as eleições. Eu tenho uma necessidade muito grande de ajudar o próximo. Para mim, a minha filosofia de vida é: o bem que fazemos cai em cima de nós!"
Antes de se levantar da mesa, José explica à Notícias TV a razão por que benzeu a colcha branca com água quando lhe colocámos o chapéu em cima. "Quando atirei a água não foi para evitar que o pior me aconteça quando estiver nas piscinas! Atirei a água para a proteger a si. Fi-lo para evitar que nada de mal lhe aconteça."




























Notícias TV








Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas