Treinos dos concorrentes famosos do programa 'Splash! Celebridades', da SIC! - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

5 de junho de 2013

Treinos dos concorrentes famosos do programa 'Splash! Celebridades', da SIC!


Os treinos para as noites de domingo na SIC começam à segunda e prolongam-se até à sexta-feira seguinte. São apenas cinco dias de treinos para saltar das pranchas do Jamor. É "pouco tempo", garante um dos treinadores. A Notícias TV acompanhou o primeiro dia em que o próximo grupo de concorrentes se atreveu a pisar a piscina... mas não sem antes passarem pelo ginásio.



"Estou mais preocupado em não morrer afogado do que em saltar bem. Se conseguir juntar o útil ao agradável, melhor. Caso contrário, paciência. De qualquer maneira, darei sempre o meu melhor". Foi um Cláudio Ramos assustado aquele que a Notícias TV encontrou na passada segunda-feira na piscina do Jamor. O comentador nas manhãs da SIC é um dos oito concorrentes de Splash! Celebridades do próximo domingo, ao qual se juntarão Simone Fragoso, João Ricardo, Dora, Carolina Patrocínio, Filipa Castro, Sisley Dias e Rui Barros. Desde o início da semana que todos eles estiveram entregues aos cuidados dos treinadores César Peixoto, Inês Gonçalves Medeiros e Miguel Moreira, mas foi precisamente Cláudio Ramos, que não só não sabe nadar como tem medo de água, quem exigiu maior atenção por parte dos profissionais.

Eram dez da noite quando, numa pequena piscina de aquecimento com vista privilegiada para a dos saltos, Miguel Moreira foi buscar um tubo de espuma. O objetivo foi fazer que Cláudio Ramos se apoiasse e conseguisse atravessar os seus poucos metros de diâmetro. "A intenção é fazê-lo chegar à beira sem dificuldade", começou por explicar César Peixoto. "O Miguel [Moreira], que esteve com ele na piscina, quis fazer que o Cláudio percebesse que podia estar dentro de água sem problema. Estas são fases de aprendizagem e de adaptação ao meio aquático relativamente fáceis", prosseguiu o treinador, sublinhado que acredita que o concorrente vai conseguir atirar-se e sair de água "nem que seja naquela técnica dita "à cão"". "Esta semana é isto o mais preocupante para nós. Usar um pau para o puxar, como aconteceu em algumas edições do programa em outros países, só em último recurso", frisou.

Já Cláudio tenta não pensar no que o espera em frente aos jurados Simão Morgado, Sílvia Rita e Marco Horácio. "Não sei como vou sair da piscina, mas não quero pensar nisso. Não vou sofrer por antecipação. Posso saltar com um cabo... Mais do que o medo que também tenho da altura [a que está a prancha] é ter medo de saltar para um sítio e não saber como vou sair de lá", aponta. "O que tenho a certeza absoluta é que a produção não me vai deixar morrer afogado", brinca.

A importância dos treinos em ginásio

Enquanto o comentador de Querida Júlia bate os pés, os restantes concorrentes estão espalhados pelo recinto que acolhe o concurso da generalista de Carnaxide produzido pela FremantleMedia. Os treinos para o concurso apresentado em direto por Júlia Pinheiro e Rui Unas iniciam-se sempre no ginásio da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, na Cruz Quebrada, junto a Lisboa. "Começamos à segunda e terminamos à sexta-feira. Eventualmente conseguiremos treinar no sábado [amanhã], o que não aconteceu com o primeiro programa. Isto equivale a cerca de 12 horas de trabalho para cada concorrente", contou César Peixoto, acrescentando que é "pouco tempo".

Antes de se aproximarem da água da piscina do Jamor, todos os concorrentes passam por uma sala cheia de aparelhos de ginástica. Trampolins, traves e colchões - muitos colchões prometem ajudar à coordenação motora e a um maior conhecimento dos movimentos que o corpo humano é capaz de fazer, voluntaria e involuntariamente, quando submetido a uma queda de cinco, sete e meio ou dez metros, as três maiores alturas das pranchas. Cambalhotas, pinos e afins "são essenciais na medida em que os concorrentes ficam com um maior controlo do seu corpo". "É mais fácil eles perceberem no ginásio do que na piscina quando estão de cabeça para baixo. Depois, o saltar para a água traz receios acrescidos, o que não acontece aqui", refere César Peixoto. "Os treinos são bons para vermos o que eles conseguem fazer e é bom para eles por ser mais seguro", continua.

Mais: o treinador alerta que a distância do salto é maior do que aquela que se vê, porque "quando se chega à água continua-se a descida que se iniciou na prancha. "Claro que a partir do momento em que estão lá dentro já não há perigo. Uma pessoa que salte dos cinco metros para cima continua a descer, dentro de água, mais dois ou três metros, depende da altura de onde saltar e do peso. Mas o maior perigo é mesmo a entrada na água", aponta.

João, o destemido. Simone, a consciente

"Caraças, já me dói o rabo... Isto está ao rubro", ri-se Simone Fragoso, depois de se deixar "abanar" pelo trampolim. A nadadora paralímpica é outra das concorrentes de Splash! Celebridades, mas bem mais destemida do que o colega Cláudio Ramos. "Eu tenho uma boa bagagem. Faço ginásio e piscina é comigo. O que me preocupa mais é tentar controlar as vertigens que vou ter quando chegar às pranchas de cinco e e sete metros e meio", admite. E o seu maior problema é que Simone, com 1,01 metros de altura, não acredita que haja treino que a ajude a superar o seu receio das alturas. A solução? "Evitar subir às pranchas", garante a desportista, que dentro de dois meses participa nos Campeonatos Mundiais de Natação e, por isso, não vai saltar dos dez metros no Jamor.

"Eu gostava de me atirar de lá de cima, mas não vai ser possível. Prefiro não arriscar aqui e fazer boa figura lá fora", assegurou Simone Fragoso, que garante divertir os espectadores com a sua boa disposição e com a de João Ricardo que, apesar de ter feito anos na segunda-feira, não deixou de marcar presença no Jamor e de animar todos aqueles que assistiram aos treinos. É que, à semelhança do que aconteceu com Ricardo Guedes e Jorge Pina no programa de estreia, Simone e João podem ser a próxima "dupla" a dar que falar. "Se estão à espera de comédia, a comédia somos nós. Viramos o barco, atiramos os foguetes e apanhamos as canas", garantiu a concorrente, antes de se atirar para a piscina olímpica e gravar, tal como os colegas, o genérico de Splash! Celebridades para a noite do próximo domingo.

Quanto ao ator da SIC, que foi o primeiro a atirar-se "à descarada" da prancha dos dez metros, os treinadores do concurso ainda não sabem o que "lhe fazer". "O João tem muita força e está muito motivado, mas para nós o fundamental é a segurança. É possível que ele salte dos sete metros, mas dos dez... Bem sei que já o conseguiu fazer de pés, mas vamos esperar para ver o que é possível sem comprometer a sua integridade física", afiança o treinador César Peixoto, explicando de seguida que "a técnica varia quando o salto é feito lá de cima por causa do tempo de voo". "É preciso saber controlar muito bem o corpo no ar de forma a evitar que ele rode e sofra assim um acidente", justifica.

Pelo que a Notícias TV viu no primeiro dia de treinos, os concorrentes estão bem encaminhados: Cláudio Ramos ainda não sabia nadar, mas já conseguia vir à tona para respirar. Dora, Carolina Patrocínio, Filipa Castro e Sisley Dias treinaram com afinco. Rui Barros, o ex-treinador de Peso Pesado, não mostrou dificuldades em saltar da beira da piscina, fosse de costas, de cabeça ou de pés. E Simone Fragoso e João Ricardo fazem juras de muitas gargalhadas. "Sabe o que é? É que o homem adora-me e eu curto "bué" dele", remata a atleta.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas