Rubrica – Edição 11 [Entrevista de Ouro – Entrevista exclusiva ao médico Dr. Pedro Lopes!] - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

8 de janeiro de 2014

Rubrica – Edição 11 [Entrevista de Ouro – Entrevista exclusiva ao médico Dr. Pedro Lopes!]



Boa Noite a todos os leitores e visitantes fixos do blogue SIC Gold!



Bem vindos à 11ª edição, da rubrica renovada 'Entrevista De Ouro', do Blogue SIC Gold. A entrevistada desta semana é o médico Dr. Pedro Lopes. Colaborou na Rubrica 'Os Doutores', no programa 'Boa Tarde', na SIC. Esta rubrica vai continuar a ser exibida todos os sábados de 15 em 15 dias às 20:00H, Online no Blogue SIC Gold.
Não Perca!





É uma entrevista exclusiva que o Blogue SIC Gold esteve à conversa!   

Bem-vindo Dr. Pedro Lopes à rubrica ‘Entrevista de Ouro’, do Blogue SIC Gold! Que o slogan é: SIC Gold-Um Novo Olhar a pensar em Si!


SIC GOLD:  Desde pequeno quis sempre ter a profissão de médico?

Dr. Pedro Lopes: Sempre quis ser médico. Mesmo não tendo ligações familiares à Medicina, desde criança que sonhei ter a profissão que tenho hoje. Como qualquer adolescente, à medida que fui tomando contacto com novas áreas de conhecimento, houve momentos em que ponderei outras alternativas mas a Medicina esteve sempre no topo das minhas opções. Até porque com as médias elevadas que habitualmente são exigidas aos alunos que aspiram entrar em Medicina, o foco nesse objetivo, a metodologia no estudo e a determinação são essenciais, e só com uma grande certeza do que queremos fazer como profissão é possível atingir essa meta. 


SIC GOLD: É médico de que especialidade?

Dr. Pedro Lopes: Exerço Clínica Geral embora uma parte da minha formação tenha passado pela Medicina Interna e tenha dedicado alguns anos da minha vida à Medicina Farmacêutica.


SIC GOLD: Como surgiu a oportunidade e quem foi a ideia de escrever o livro?


Dr. Pedro Lopes: A ideia de escrever “O Meu Médico de Família” foi uma ideia partilhada entre mim e o Manuel Fonseca da Guerra e Paz Editores. Existia uma lacuna na informação sobre saúde, escrita em português, dirigida ao grande público, com uma linguagem simples, sem ser simplista, que derrubasse o mito de que os médicos falam uma linguagem complicada. Acredito na literacia em saúde como uma das principais ferramentas de que podemos dispor no campo da Medicina Preventiva e, por isso, este livro foi encarado como um grande desafio mas sobretudo como uma missão de serviço público. 

SIC GOLD: Como surgiu a oportunidade de participar na rubrica Os Doutores do programa 'BoaTarde', da SIC?

Dr. Pedro Lopes: A minha colaboração com a SIC é anterior à participação na rubrica “Os Doutores” do Boa Tarde. Comecei em 2010 como colaborador do programa Mais Mulher, na SIC Mulher, com a rubrica Olhar Clínico que, aliás, dura até hoje. Estamos na quarta temporada do programa e o Olhar Clínico tornou-se uma das marcas deste talk-show conduzido pela Ana Rita Clara. Conseguimos estar há 4 anos em antena com uma rubrica semanal sem repetir um único tema. É notável! E não posso deixar de agradecer à Ana Rita Clara e à equipa da SIC Mulher pela confiança e pela oportunidade que me deram. Ao longo destes anos fui tendo colaborações mais ou menos regulares no programa Querida Júlia e no Boa Tarde e foi daí que surgiu o convite para integrar o painel de médicos residentes de “Os Doutores”.  

SIC GOLD:  Como se chama o livro e fala de que tipo de problemas de saúde em resumo?
Dr. Pedro Lopes: Este livro chama-se “O Meu Médico de Família” e é um guia de saúde para toda a família. Aqui os leitores vão poder encontrar cerca de 60 temas que foram escolhidos tendo em conta a sua relevância em termos de saúde pública ou o facto de serem motivo habitual de muitas questões por parte dos meus doentes ou dos espectadores que me acompanham através da SIC. Todas as doenças foram abordadas com a mesma estrutura: o que são, quais são as causas e os fatores de risco, quais os principais sintomas, como se faz o diagnóstico, quais os tratamentos disponíveis, quais as complicações potenciais e quais os sinais de alarme. Adicionalmente, incluí conselhos úteis, testemunhos reais de alguns doentes, referências para sítios de internet onde os leitores poderão encontrar mais informação credível e contactos de associações de doentes onde poderão partilhar a sua experiência com outros doentes, e ainda ilustrações exclusivas, feitas por um colega urologista, que vieram enriquecer de forma determinante o resultado final. 

SIC GOLD: Tem gostado de colaborar na rubrica Os Doutores do programa Boa Tarde da SIC?

Dr. Pedro Lopes: Tem sido uma experiência incrível. O impacto deste tipo de programas é muito maior do que alguma vez pude imaginar. O interesse das pessoas por temas de saúde é enorme e penso que a forma simples e despretensiosa com que abordamos os temas tem sido a chave do sucesso do programa. O retorno é muito positivo e o carinho com que as pessoas me abordam é a melhor prova disso. Venha mais uma temporada!


SIC GOLD: De que localidade é natural e onde vive?
Dr. Pedro Lopes: Sou alfacinha. Nasci, cresci e vivo em Lisboa.

SIC GOLD: O que mais gosta na sua profissão de Médico?
Dr. Pedro Lopes:  Gosto essencialmente do contacto com os doentes. Os médicos e os profissionais de saúde em geral confrontam-se diariamente com a fragilidade e vulnerabilidade das pessoas que os procuram, e isso é algo com o qual nem sempre é fácil lidar. Tenho uma visão humanista da Medicina e é também por isso que procuro criar uma cultura de proximidade com as pessoas, tanto na minha consulta como nos programas em que participo.

SIC GOLD:  Gosta de trabalhar na equipa do programa Boa Tarde?
Dr. Pedro Lopes:  É um privilégio fazer parte desta equipa. A Alexandra Osório, a Bárbara Bettencourt e o Sérgio Pinto tornaram-se mais do que simples colegas de bancada, passaram a ser amigos, que partilham comigo a mesma visão humanista da Medicina. A Conceição Lino e toda a equipa do Boa Tarde têm sido incansáveis e de uma generosidade extrema para que o resultado final seja aquele que todos têm tido oportunidade de assistir: uma rubrica informativa, rigorosa e, sobretudo, simples, útil e informal. 


A equipa do Blogue SIC Gold, agradece muito ao Dr. Pedro Lopes, por ter aceite responder às perguntas para a entrevista! Desejamos muito sucesso!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas