Rubrica: Baú Universo SIC – Edição 38 [Série Momentos de Mudança (episódio completo), com o episódio "GERMANO E ELISA | A ENTREGA DA CASA", da SIC!] - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

17 de março de 2014

Rubrica: Baú Universo SIC – Edição 38 [Série Momentos de Mudança (episódio completo), com o episódio "GERMANO E ELISA | A ENTREGA DA CASA", da SIC!]


  
Hoje Segunda-feira, recorde um episódio completo da Série de Informação 'Momentos de Mudança', que foi exibida na SIC, na Rubrica 'Baú Universo SIC', no Blogue SIC Gold.


Hoje relembramos o sexto episódio de “Momentos de Mudança” entra na vida financeira das famílias e foca-se na crise económica que afetou o país nos últimos anos. De um cenário de abertura e sedução dos mercados ao colapso do sistema bancário passaram 20 anos. Portugal vê-se hoje obrigado a devolver tudo o que um dia pediu emprestado.



Germano e Elisa são casados e têm dois filhos. Germano é bancário e Elisa Assistente Operacional no Hospital de Santo António no Porto. Vivem no rés do chão de um condomínio em Ermesinde. Têm dois carros apesar da vida ser feita por casa. Garantem que não fazem férias e têm apenas aquilo que os ordenados de ambos conseguem dar. “A nossa família não é de classe baixa nem alta. Estamos na classe média”, define-a assim Germano.



Esta família comum partilha, por estes dias, o mesmo sufoco financeiro que afeta milhares de portugueses estrangulados pelo crédito. No caso de Germano e Elisa o limite de esforço que podiam alcançar foi há muito ultrapassado.

O cómodo apartamento onde vivem foi comprado de urgência devido a problemas de saúde do filho mais novo. Não esperaram para vender o antigo e mudaram de residência numa altura em que a economia lhes dava ainda alguma segurança.

Mas a economia globalizada revelou que nada é certo na grande roda do capital.
O casal não conseguiu vender o primeiro apartamento e hoje acumula dois créditos à habitação que consome, por completo, a maior fatia dos ordenados. O que sobra é sugado pelos empréstimos dos carros e pelas contas correntes da casa. O que devia restar para a alimentação teve de ser encontrado em mais um cartão de crédito, desta vez de um hipermercado. A única forma, asseguram, de colocarem comida na mesa.

Acumulam-se os empréstimos e as dívidas. Os credores apertam e não querem sequer negociar. Perderam a cara de bons amigos que tiveram outrora.

No limite da asfixia, o último grito de ajuda traz a esperança e a desilusão. Germano e Elisa são declarados insolventes pelo Tribunal de Valongo que considera que já não têm estrutura para pagar o que devem. Deixam de ter dívidas mas também quase tudo o resto. Têm de entregar os carros, vêem parte dos ordenados 'apreendida' e perdem um dos maiores símbolos de estabilidade da classe média: a casa.

“Momentos de Mudança” acompanha esta família no dia em perde a soberania da própria habitação e é obrigada a devolver tudo o que não conseguiu pagar.

Uma réplica em ponto pequeno de um país sob resgate, dependente da gestão internacional e obrigado a pagar os empréstimos com juros.


Hoje o episódio "GERMANO E ELISA | A ENTREGA DA CASA". Não Perca!







  


  

  

  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas