"Depois da Fraude", brevemente na 'Grande Reportagem SIC' - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

15 de novembro de 2014

"Depois da Fraude", brevemente na 'Grande Reportagem SIC'



Brevemente o Jornal da Noite vai exibir a reportagem "Depois da Fraude", na 'Grande Reportagem SIC', da mesma equipa de "A Fraude".

A mesma equipa que trabalhou na sequência de quatro capítulos da 'Grande Reportagem A Fraude', emitida em 2013, desvenda agora, em dois episódios, a verdadeira dimensão da herança tóxica do caso BPN.




No primeiro episódio, a Herança, vamos conhecer a Parvalorem, o universo de empresas do Estado que está a gerir os ativos tóxicos que a nacionalização do banco despejou na carteira dos contribuintes.



Pela primeira vez, desde que foi criada, em 2010, a Parvalorem abriu a porta a uma equipa de televisão. Este universo de empresas gere uma carteira de dívidas de difícil cobrança, no montante de 4,5 mil milhões de euros e, como se fosse tudo farinha do mesmo saco, integra as 3 centenas de trabalhadores que o BIC não contratou, quando comprou o BPN.



Na empresa, onde se vive “uma hipocrisia silenciosa” e onde todos têm de “usar uma máscara”, como relatam alguns dos trabalhadores que entrevistámos, cada um sente possuir “um carimbo tóxico” e um “cadastro” em vez de um currículo. Há seis anos que vivem na iminência de um despedimento coletivo e com a angústia que essa situação transporta.

Entre 2010, ano em que foi criada, e finais de 2012, os responsáveis pela Parvalorem ignoraram a principal missão da empresa: a recuperação dos créditos. Entre 2009 e 2012 foram recuperados escassos 53 milhões de euros, numa carteira de créditos superior a 4 mil milhões.

No segundo episódio, a cobrança, assistimos aos resultados da nova estratégia de recuperação e ficamos a conhecer, em detalhe, alguns dos principais devedores do BPN. O relato traduz a história do próprio banco: distribuiu avultados empréstimos sem cuidar das garantias.

Numa sucessão de casos quase caricatural ficamos a perceber como se endividaram figuras próximas do antigo homem forte do BPN e da SLN, José Oliveira Costa. Da lista das personagens escolhidas fazem parte, entre outros, Ricardo Oliveira, Aprígio Santos, Joaquim Coimbra, Emídio Catum e Domingos Duarte Lima.


Uma Reportagem de: Pedro Coelho e Luís Pinto (imagem);

Edição de imagem: Ricardo Tenreiro;

Grafismo: Alexandre Ferrada;

Colorista: José Dias

Produção Editorial: Diana Matias;

Coordenação: Cândida Pinto;

Direção: Alcides Vieira; Rodrigo Guedes de Carvalho.


Não perca em breve a nova reportagem na 'Grande Reportagem SIC', no Jornal da Noite na SIC!










































SIC Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas