Conheça o próximo tema no próximo 'Perdidos e Achados' - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

3 de julho de 2015

Conheça o próximo tema no próximo 'Perdidos e Achados'



Na edição de amanhã sábado, dia 4 de julho, do 'Perdidos e Achados', o tema será "Aldeia da Luz". A rubrica inserida no Jornal da Noite da SIC irá esta semana recuperar um tema que propõe uma viagem pelo mundo das comportas da barragem do Alqueva encerraram em 2002. A água invadiu vastas áreas do Alentejo e criou o maior lago artificial da Europa. O progresso trouxe o regadio, investimentos na agricultura e melhoria no abastecimento de água às populações. Mas a grande inundação, também arrasou completamente uma aldeia: A aldeia da Luz.


Mais de 400 pessoas foram obrigadas a sair, todas as casas e edifícios públicos tiveram que ser demolidos.

Uma nova aldeia foi construída à imagem da antiga, dois quilómetros mais à frente, numa cota mais elevada para evitar a aproximação da água.

A população mudou-se, a Luz foi inaugurada com pompa e circunstância pelo então primeiro-ministro Durão Barroso, mas 13 anos passados os ”Luzenses” sentem que deixaram na velha aldeia a alma da comunidade.

O 'Perdidos e Achados' regressou à aldeia da luz, para sentir o pulso de uma população perdida no interior alentejano, e revisitou o local, agora invadido pela água, onde em tempos existiu um povoado.


Uma reportagem da jornalista Isabel Osório, o repórter de imagem de José Silva a edição de imagem de Ricardo Tenreiro, a produção de Cláudia Araújo e de Madalena Durão, a coordenação a cargo de Maria João Ruela e com direção de Alcides Vieira.



Uma reportagem para ver amanhã sábado, dia 4 de julho, na rubrica 'Perdidos e Achados', no 'Jornal da Noite', na SIC!

Não perca!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas