SIC GOLD: Programa 'Jogo Limpo' da SIC - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

28 de setembro de 2015

SIC GOLD: Programa 'Jogo Limpo' da SIC



Hoje segunda-feira dia 28 de setembro, na rubrica SIC GOLD, do site SIC Gold, recorde um excerto do programa desportivo 'Jogo Limpo' emitido no ano 1999 em direto na SIC.

Sinopse do programa 'Jogo Limpo':

'Jogo Limpo' é o nome do programa desportivo da SIC que substituirá o extinto Os Donos da Bola à sexta-feira à noite e que estreou no dia 20 de agosto do ano 1999, coincidindo com o início do campeonato nacional de futebol. A SIC retoma assim o seu tradicional espaço de tratamento do noticiário desportivo, depois de, a meio da época passada, ter suspendido os Donos da Bola na sequência de diversas polémicas internas e externas. E fá-lo através de um programa com uma concepção idêntica ao do anterior, mas introduzindo algumas diferenças que visam surpreender o espectador. 

A primeira grande diferença, porém, é o nome do programa, que simbolicamente - freudianamente, dir-se-ia - funciona como uma demarcação em relação aos Donos da Bola. Sistematicamente acusado por diversos sectores, incluindo por muitos comentadores que por lá passaram, de manipular a informação e conduzir campanhas contra personalidades e clubes, em particular o FC Porto, os Donos da Bola ficam agora no limbo do esquecimento da SIC, tal como o seu responsável, Jorge Schnitzer, que nada terá já a ver com o novo programa. O responsável de Jogo Limpo será o editor de Desporto da estação, José Fragoso, e os jornalistas que trabalharão para o programa são os mesmos que fazem a informação diária desportiva da SIC. 

A outra diferença é que Jogo Limpo não será feito nos estúdios de Carnaxide, mas sim num estúdio da Valentim de Carvalho, em Paço de Arcos, com mil metros quadrados. A dimensão do estúdio vai permitir ter público ao vivo, instalado numa bancada para cerca de 150 pessoas, e algumas das "surpresas" em preparação. Estas "surpresas" poderão passar por "performances" desportivas em estúdio com alguns dos protagonistas dos estádios. Os cenários, de Tomás Taveira, foram concebidos a pensar neste tipo de iniciativas e embora não ocupem toda a área disponível do estúdio, deverá haver espaços diferentes para actividades diferentes. 

No essencial, o programa seguirá um figurino semelhante ao anterior. Haverá três comentadores fixos, defendendo cada um o seu clube - Benfica, Sporting e FC Porto - cujos nomes ainda não estão totalmente definidos, o pivot que apresentou o programa  foi o jornalista David Borges, e em cada programa haverá reportagens, entrevistas, debates e comentários sobre a semana desportiva. Além dos três comentadores fixos, surgirão comentadores específicos para debater questões de actualidade. 

Uma atenção especial será dada a lances polémicos da jornada futebolística anterior, com análise minuciosa das imagens que poderão esclarecer as dúvidas. Recorde-se que, desde o ano passado, a SIC passou a ter acesso aos estádios, podendo recolher imagens para um resumo do jogo não superior a três minutos. 

Segundo o editor do programa, Jogo Limpo tentará também levar a estúdio os protagonistas dos lances polémicos ou mais marcantes da jornada, permitindo assim a cada um dar a sua explicação para o sucedido. "Vamos falar do futebol como espectáculo, mas também contribuir para tirar dúvidas nos jogos em que elas surjam. Vamos realçar as partes mais espectaculares, mas vamos também debater os momentos polémicos, tentando ter os jogadores e os árbitros em estúdio para se explicarem", esclarece José Fragoso, salientando assim as "duas linhas" fundamentais em que assentará o programa. 

"Não fugiremos às polémicas, mas trataremos todos os assuntos de um ponto de vista jornalístico e da forma rigorosa como a informação diária desportiva da SIC os trata", sublinha o editor, explicando que "a relação especial que a SIC tem com o Benfica é uma relação comercial que nada condiciona a abordagem jornalística dos assuntos. Não há nenhuma relação informativa privilegiada com o Benfica, nem iremos privilegiar o clube A ou o clube B. Será um programa com a máxima pluralidade, para o qual vamos precisar de todos os jogadores e todos os treinadores de todos os clubes". 

Quanto aos litígios com o FC Porto, Fragoso espera que o mal-estar instalado seja ultrapassado e manifesta o desejo de ter "entrevistas com um carácter mais permanente" com responsáveis do clube. 

Apesar de o futebol da I Divisão ir ocupar a atenção esmagadora do programa, Jogo Limpo abordará outras modalidades "quando haja alguma proeza nacional que o justifique", assim como acompanhará as carreiras dos jogadores portugueses no estrangeiro. O programa será realizado por João Salvado, irá para o ar em directo, obviamente, e a SIC vai tentar que a sua emissão comece sempre entre as 23h30 e a meia-noite de sexta-feira.

Recorde em fotos e em vídeos!






   







Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas