"Do Bairro de Lata à Galeria de Arte Pública" no 'Perdidos e Achados' - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

25 de fevereiro de 2016

"Do Bairro de Lata à Galeria de Arte Pública" no 'Perdidos e Achados'



Na próxima emissão da rubrica de informação 'Perdidos e Achados', tem como tema "Do Bairro de Lata à Galeria de Arte Pública", vai ser emitido este sábado dia 27 de fevereiro, no 'Jornal da Noite', com apresentação pelo jornalista o pivô Pedro Mourinho na SIC.


Chegar a Sacavém, concelho de Loures, chegar ao improvisado bairro da Quinta do Mocho e achar que nunca se saiu da África profunda e pobre. Era isso que acontecia a quem "aterrava", a seguir a 1974, nas torres abandonadas pela construtora Jota Pimenta que, entretanto, tinha entrado em processo de falência.



Com o passar dos anos, o que era apenas uma estrutura de betão vai-se transformando num inesperado conjunto de habitações precárias.

Um bairro de imigrantes que inventam paredes, janelas e chão. Tentam viver em andares onde a eletricidade é desviada, a água uma preocupação constante e os esgotos uma necessidade adiada.

Chegam a ser mais de 5 mil moradores. Números não oficiais. Quase 100% nascidos nos países africanos de língua oficial portuguesa. Fogem da guerra e da miséria. Com baixas qualificações escolares, encontram na construção civil uma bolsa de emprego garantido. 

Na década de 90, Portugal está sedento de mão-de-obra barata para colocar de pé projetos como a Expo'98. Nesse ano, entraram em Lisboa, para visitar a exposição mundial, mais de 10 milhões de pessoas. Menos de 4 quilómetros ao lado, homens, mulheres e crianças viviam num dos maiores bairros de barracas da área metropolitana de Lisboa.

O realojamento começa em Abril de 1999. Termina mais de dois anos depois.

A nova Quinta do Mocho, construída ao abrigo do Plano Especial de Realojamento, custou perto de 35 milhões de euros. Só teve direito a casa, quem se registou até 1997. Alguns ficaram na rua. Os prédios antigos acabaram por ser demolidos.

O novo Mocho, que as autoridades bem tentaram que se chamasse "Terraços da Ponte", é hoje um viveiro de músicos. Em cada esquina há um rapper e um DJ. Em cada rosto, igualdade ou o desejo de a encontrar depois de anos a somar histórias de moradores detidos, tiroteios, apreensões de droga e armas ilegais e gangues, como o que ficou conhecido pelo gangue das Seis e Meia. 

Ainda há 3 meses, a PSP deteve no Mocho 7 pessoas por posse de droga e armas ilegais. Uma operação contestada pelos moradores que acusam a polícia de, com estas ações, prejudicar a mudança que dizem estar a acontecer no bairro. Uma mudança para melhor, através da arte na rua. 

A Quinta do Mocho tem agora o estatuto de Galeria de Arte Pública. O festival de arte urbana “O Bairro i o Mundo”, em Outubro de 2014, deu o pontapé de saída e começou a levantar a poeira do estigma. 


Em cerca de um ano, mais de 45 artistas pintaram 50 paredes exteriores do bairro. Uma celebração da liberdade que só a imaginação pode garantir.



Uma reportagem realizada pela seguinte equipa:
Jornalista: Catarina Neves
Repórter de Imagem: Odacir Júnior
Edição de Imagem: João Nunes
Produção: Cláudia Araújo, Madalena Durão
Coordenação: Pedro Mourinho



Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas