"A Menina Joga?" na próxima 'Grande Reportagem SIC' - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

30 de março de 2016

"A Menina Joga?" na próxima 'Grande Reportagem SIC'



A próxima emissão da 'Grande Reportagem SIC', tem como tema "A Menina Joga?" e vai ser transmitida no próximo dia 31 de março, quinta-feira, para visualizar no Jornal da Noite na SIC.



A Grande Reportagem "A Menina Joga?" revela uma realidade que muitos portugueses ainda desconhecem: o avanço das mulheres no mundo do futebol. Quase seis mil (5.906) mulheres e raparigas em Portugal jogam futebol (incluindo futsal e futebol de praia).



Em Janeiro de 2016, 2280 jogadoras estavam inscritas da Federação Portuguesa de Futebol . Seniores são 942, as restantes integram os escalões de formação. O futebol de onze tem 131.016 jogadores masculinos federados.



As diferenças dos números não se nota no empenho, dedicação e paixão de homens e mulheres. Em Portugal,o futebol feminino é considerado uma actividade amadora mas nem por isso deixa de trazer cada vez mais jogadoras aos campos de treino e aos torneios.

Para muitas meninas de 9 anos como a Joana, Margarida e Madalena e adolescentes, como a Beatriz Correia a bola é o brinquedo preferido. Os treinos fazem parte das rotinas semanais e para poderem progredir com mais exigência integram equipas com meninos do mesmo escalão, porque sabem que têm mais possibilidades de entrarem em torneios de competição. Sonham com as convocatórias para os jogos e falam do futebol como o que mais gostam de fazer na vida.

A 'Grande Reportagem', mostra também como é que mães de família, trabalhadoras e estudantes fazem tudo para não faltar aos treinos e aos jogos, arcando com os custos da paixão pela modalidade.

É assim para Sandra Pires lutadora de kickboxing, segurança e capitã da equipa do Belenenses e para Ana Cláudia contabilista, modelo e jogadora do Ouriense.

Para algumas dezenas de futebolistas jogar e viver do futebol é uma realidade só possível no estrangeiro, onde são profissionais . Mais de metade das jogadoras da Selecção Nacional de Futebol Feminino jogam em equipas dos Estados Unidos, Inglaterra, China e entre muitos outros países.

Edite Fernandes, de 36 anos, capitã de selecção nacional foi a primeira portuguesa a jogar como profissional numa equipa estrangeira. Depois dela, muitas outras se seguiram. Ana Borges nascida e criada em Vinhó, perto de Gouveia é hoje considerada uma das melhores jogadoras portuguesas e alinha agora pelo Chelsea. Carolina Mendes já andou por Espanha , Russia e tem lugar marcado na Selecção Nacional.

A Grande Reportagem "A Menina Joga?" mostra que a modalidade é vivida com uma exigência elevada, uma alegria infinita e que há sonhos de que um dia seja possível às mulheres terem o estatuto de profissionais de futebol.

Realizada pela seguinte equipa de reportagem:

Ana Margarida Póvoa e Carlos Gabriel Catarino (imagem) 
Edição de Imagem: Ricardo Tenreiro 
Grafismo: Isabel Cruz 
Colorista: José Dias 
Edição de conteúdos interativos: Ricardo Tenreiro 
Produção: Ana Marisa Silva 
Pós produção Audio: Octaviano Rodrigues 
Coordenação: Cândida Pinto 
Direção-Geral de Informação: Ricardo Costa e Alcides Vieira

Visualize a Promo, para obter mais informações sobre a reportagem!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas