ÚLTIMAS NOVIDADES

Artigos em Destaque

Artigos em Destaque

ARTIGO EM DESTAQUE

Conheça os nomeados da 'XXII Edição da Gala Globos de Ouro' (Com Promo)

Atualizado às: 14h27


"O Peso da Imagem" é o tema do 2º programa 'E Se Fosse Consigo?' (Com Promos)

sábado, 23 de abril de 2016



No segundo programa 'E Se Fosse Consigo?', o tema será o seguinte "O Peso da Imagem", para acompanhar na próxima segunda-feira dia 25 de abril, que vai para o ar a partir das 20h50 logo a seguir ao 'Jornal da Noite' um simultâneo SIC e SIC Notícias

Uma emissão conduzida, pela jornalista Conceição Lino e posteriormente a falar do tema, terá um debate na SIC Notícias, com convidados a darem a sua opinião sobre o tema, com duração de 30 minutos.

O debate está lançado e sobre ele todos têm opinião, como Sérgio Cruz, pasteleiro em Lisboa.

A acumulação de tecido adiposo em excesso é condição fértil ao avanço de estigma social, problema por vezes mais difícil de tratar do que as doenças associadas à obesidade.

Junto à praia, um ginásio anuncia uma aula grátis com várias modalidades para quem quiser inscrever-se. Uma jovem aproxima-se do funcionário mas a mãe não a deixa fazer a inscrição: "Porque estás gorda filha! Não tens imagem! Queres expor-te frente a toda a gente com essas banhas? Vamos embora". 

Esta é a forma como a mãe humilha a filha em público por causa do peso. A partir desta cena, o programa "E Se Fosse Consigo?" quer saber até que ponto alguém intervém para censurar o comportamento da mãe e defender a filha. Numa sociedade em busca do corpo perfeito, os gordos são apontados, discriminados e julgados por causa do peso. 

Muitos vão construindo a imagem do "gordo sorridente e bem disposto" que desculpabiliza o comportamento dos outros. Se se fizesse uma lista de pessoas alvo de preconceitos, provavelmente os gordos nem entrariam. Mas a imagem de alguém gordo ou com "peso a mais" desencadeia juízos de valor e atitudes que provocam discriminação, sofrimento e desrespeitam os direitos destas pessoas. 


O programa da SIC questiona até que ponto a sociedade aceita que o peso possa definir qualquer pessoa.

Conheça a Sinopse e saiba mais sobre o programa 'E Se Fosse Consigo?':


Conceição Lino dirigiu as diversas fases de elaboração das experiências sociais e, durante as gravações, acompanhou numa régie escondida em cada local o desenrolar das gravações, dando indicações aos atores e confrontando depois as reações dos cidadãos no momento em que há um desfecho. Seja esse desfecho uma reação ou a indiferença. 

Além das experiências sociais, Conceição Lino acrescenta ao programa entrevistas a vítimas, testemunhas e especialistas, de modo a enquadrar cada um dos temas abordados e acrescentar informação.

'E Se Fosse Consigo?' pretende levar os espectadores a uma autoanálise dos seus próprios comportamentos e convicções e valorizar os bons exemplos de cidadãos dispostos colocar-se no lugar do outro. Por essa razão, o programa foi concebido para poder ir além do ecrã de televisão e lançar o debate nas redes sociais e em diversas plataformas digitais.

'E Se Fosse Consigo?' será uma marca transversal aos diversos sites e redes sociais do grupo Impresa, SIC e SIC-Notícias. Todas as semanas, a revista Visão terá um artigo relacionado com o tema e com o programa da SIC. 

Pela primeira vez, um programa de informação terá uma música original. Conceição Lino desafiou Carlão e Boss AC para criarem um tema sobre os preconceitos, a indiferença e a intolerância e os músicos aceitaram de imediato o desafio. ‘E Se Fosse Consigo?’ terá também um videoclip realizado por Hugo Sousa e Rui Berton.

O núcleo-base da equipa de Conceição Lino integra a produtora editorial Isabel Mendonça, os jornalistas Ana Lúcia Martins e Guilherme Lima, o editor de imagem Rui Berton e o repórter de imagem Roger Nicolau.

Veja as Promos (Spot de Promoção) para saber mais, sobre o tema do 2º programa!

video

video






0 Comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

 
SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD © 2017 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions