"Travão Elétrico" em 'Reportagem Especial' - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

19 de maio de 2016

"Travão Elétrico" em 'Reportagem Especial'



Na próxima emissão da rubrica de informação 'Reportagem Especial', o próxima tema  é sobre a "Travão Elétrico". Para acompanhar hoje dia 19 de maio, no 'Jornal da Noite', na SIC!

Um número incontável de automóveis pode destravar-se sem que os condutores percebam como tal acontece. Isso é devido a uma característica escolhida por algumas marcas no funcionamento do travão de mão elétrico. 


Miguel Casquilho, professor no Instituto Superior Técnico, descobriu-o sem querer quando estando no interior da viatura, estacionada, com o motor ligado, sentiu o automóvel andar sozinho rumo a um muro, estando em plano inclinado. Tentou reproduzir o incidente mas só meses mais tarde percebeu porquê. No seu automóvel, basta fazer o ponto de embraiagem esquecendo engatar uma mudança para o travão de mão elétrico desligar-se. 

A SIC testou 10 automóveis das 10 marcas mais vendidas o ano passado em Portugal, de modelos escolhidos aleatoriamente, com caixa manual e travão de mão elétrico, verificando que essa característica está presente em várias viaturas. Os vendedores nos stands desconhecem-na e por isso não informam os clientes, nos manuais só numa das marcas testada pela SIC está escrito que em veículos com transmissão manual, se a transmissão estiver em ponto-morto, o travão de mão será solto automaticamente quando soltar o pedal de embraiagem e carregar no acelerador. 

A SIC levou esta investigação ao ACP e Prevenção Rodoviária Portuguesa que apelam às marcas para, no mínimo, informarem melhor os condutores, considerando estarmos perante um risco, ainda que mínimo para automobilistas e peões.

Para  ver no ‘Jornal da Noite’ da próxima quinta-feira!


Veja a Promo (Spot de Promoção) para saber mais!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas