Rubrica 'Famílias Vintage' às terças-feiras no 'Jornal da Noite' - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

27 de setembro de 2016

Rubrica 'Famílias Vintage' às terças-feiras no 'Jornal da Noite'



A rubrica 'Famílias Vintage'regressou na semana passada com a 2ª edição no 'Jornal da Noite', para contar a história das famílias que há gerações imprimem a sua marca no sector do vinho em Portugal.  O 'Jornal da Noite' foi conhecer as vivências marcantes de cinco famílias que desde há gerações fazem a diferença num sector consagrado no país.

Para acompanhar hoje terça-feira dia 27 de setembro e todas as terças-feiras, no 'Jornal da Noite' na SIC

As reportagens atravessam várias regiões: Madeira, Bairrada, Península de Setúbal e Douro.

São partilhados testemunhos de gentes que ao longo de décadas têm conseguido manter o domínio de marcas e terras. Um caso de devoção e paixão por lugares e um património natural português. Uma aventura permanente entre a prosperidade e a ameaça de ruína. Estas reportagens revelam um lado desconhecido de alguns dos nomes mais influentes no sector do vinho em Portugal.

A abrir esta série esteve a família Blandy. Ingleses que chegaram à Madeira há 200 anos e nunca mais abandonaram a ilha.

Também na Madeira uma família portuguesa conseguiu afirmar-se como uma referência mundial em vinho Madeira. À frente da Barbeito está Ricardo Freitas que segue as pisadas do avô Mário e da mãe Manuela, uma das primeiras mulheres do vinho em Portugal. Graças a uma parceria japonesa, Ricardo Freitas conseguiu recuperar a Barbeito e salvar a sua aliança com 130 viticultores, que há decadas trabalham com a sua família.

Também a família Soares Franco é herdeira de uma marca ímpar. Descendente de José Maria da Fonseca, ainda hoje produzem o primeiro vinho tinto engarrafado em Portugal. 

O Periquita é uma referência do país e da Península de Setúbal. A sexta e sétima gerações da família convivem na José Maria da Fonseca e entre adegas e quintas seculares recordam os episódios mais marcantes da sua história.

Luís Pato é conhecido entre os enólogo mundiais como o Mister Baga. Embaixador maior da Bairrada é um dos maiores defensores da baga, casta raínha da região.

Luís Pato, o criador rebelde de vinho, já passou a sua irreverência para as filhas. A inovação e arrojo está-lhes no sangue.

No Douro encontra-se um senador do vinho. João Nicolau de Almeida é filho de Fernando Nicolau de Almeida, o criador do Barca Velha e considerado por muitos como um dos mais geniais enólogos portugueses. A história da família Nicolau de Almeida confunde-se com a história do Vinho do Porto e do Douro.

Após 40 anos de trabalho na Ramos Pinto, João Nicolau de Almeida aposta agora no seu projeto pessoal, onde a partir de um monte no Douro quer com os filhos fazer história nos vinhos de mesa.

A Não Perder!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas