ÚLTIMAS NOVIDADES

Artigos em Destaque

Artigos em Destaque

ARTIGO EM DESTAQUE

CONHEÇA O LOGOTIPO E A SINOPSE DA NOVA TELENOVELA 'PAIXÃO'


"O Vulcão dos Capelinhos" hoje sábado no 'Perdidos e Achados'

sábado, 21 de janeiro de 2017




Hoje sábado dia 21 de janeiro, a rubrica de informação 'Perdidos e Achados' vai falar do tema "O Vulcão dos Capelinhos", que vai ser emitido no 'Jornal da Noite' na SIC.


Na madrugada do dia 27 de setembro de 1957, após dias com a terra a tremer continuamente, o vulcão dos Capelinhos despertava. O mar entrava em ebulição e assim começavam 13 meses de atividade.





O vulcão dos Capelinhos permanece uma jóia da vulcanologia por ser o único no mundo a ser fotografado, filmado, observado, estudado e interpretado desde o início até ao seu adormecimento. 



No entanto, este fenómeno natural teve um impacto brutal na vida da população. Dos cerca de 25 mil habitantes que existiam em 1957, mais de metade emigraram para os Estados Unidos e para o Canadá mas para muitos foi o virar de uma página de vida dura e pouco auspiciosa.

As imagens de arquivo existentes são impressionantes. Nos muitos minutos de película arquivada, aparecem dezenas de pessoas. Entre elas, uma criança que seguia sozinha com uma trouxa à cabeça. Passados 60 anos, o 'Perdidos e Achados' foi descobrir Maria Lúcia Faria e outras pessoas que testemunharam a erupção dos Capelinhos.


O vulcão continua a ser estudado e monitorizado e é ainda um verdadeiro ex-libris dos Açores, não apenas pela impressionante paisagem de contornos lunares como pela importância do Centro de Interpretação ali construído.

Realizada pela seguinte equipa de reportagem:
Jornalista : Patrícia Mouzinho
Repórteres de Imagem : Rui Caria, Rui do Ó
Edição de Imagem : Andrés Gutierrez
Produção: Madalena Durão, Gonçalo Lopes
Coordenação: Luís Marçal



Não perca a reportagem hoje sábado, no Jornal da Noite na SIC!







0 Comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

 
SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD © 2017 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions