"O Vulcão dos Capelinhos" hoje sábado no 'Perdidos e Achados' - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

21 de janeiro de 2017

"O Vulcão dos Capelinhos" hoje sábado no 'Perdidos e Achados'




Hoje sábado dia 21 de janeiro, a rubrica de informação 'Perdidos e Achados' vai falar do tema "O Vulcão dos Capelinhos", que vai ser emitido no 'Jornal da Noite' na SIC.


Na madrugada do dia 27 de setembro de 1957, após dias com a terra a tremer continuamente, o vulcão dos Capelinhos despertava. O mar entrava em ebulição e assim começavam 13 meses de atividade.





O vulcão dos Capelinhos permanece uma jóia da vulcanologia por ser o único no mundo a ser fotografado, filmado, observado, estudado e interpretado desde o início até ao seu adormecimento. 



No entanto, este fenómeno natural teve um impacto brutal na vida da população. Dos cerca de 25 mil habitantes que existiam em 1957, mais de metade emigraram para os Estados Unidos e para o Canadá mas para muitos foi o virar de uma página de vida dura e pouco auspiciosa.

As imagens de arquivo existentes são impressionantes. Nos muitos minutos de película arquivada, aparecem dezenas de pessoas. Entre elas, uma criança que seguia sozinha com uma trouxa à cabeça. Passados 60 anos, o 'Perdidos e Achados' foi descobrir Maria Lúcia Faria e outras pessoas que testemunharam a erupção dos Capelinhos.


O vulcão continua a ser estudado e monitorizado e é ainda um verdadeiro ex-libris dos Açores, não apenas pela impressionante paisagem de contornos lunares como pela importância do Centro de Interpretação ali construído.

Realizada pela seguinte equipa de reportagem:
Jornalista : Patrícia Mouzinho
Repórteres de Imagem : Rui Caria, Rui do Ó
Edição de Imagem : Andrés Gutierrez
Produção: Madalena Durão, Gonçalo Lopes
Coordenação: Luís Marçal



Não perca a reportagem hoje sábado, no Jornal da Noite na SIC!







Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas