SIC Esperança, Google.org e Ayuda en Acción apresentam projeto 'GEN10S Portugal' - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

9 de junho de 2017

SIC Esperança, Google.org e Ayuda en Acción apresentam projeto 'GEN10S Portugal'

Publicado às: 18h26


40 Escolas, 5.000 crianças e 500 professores de escolas do 2º ciclo irão beneficiar deste projeto.

Com cobertura nacional, o projeto GEN10S destina-se a combater o fosso tecnológico e fomentar a igualdade de oportunidades no digital entre as crianças.



A SIC Esperança, em parceria com a associação espanhola Ayuda en Acción e a Google.org apresentaram, na passada segunda-feira dia 5 de junho de 2017, o projeto 'GEN10S Portugal' que visa reduzir o fosso nas competências digitais e promover a igualdade de oportunidades na área digital entre os mais novos, reduzindo as barreiras socioeconómicas e de género.

O projeto prevê formar em programação Scratch 5.000 alunos dos 5º e 6º anos e de 500 professores, dotando-os das ferramentas necessárias para a adoção de formas de ensino inovadoras.

A sessão de apresentação do projeto contou com a presença de Sua Excelência o Primeiro-Ministro, Dr. António Costa, do Ministro da Educação, Dr. Tiago Brandão Rodrigues, da presidente da SIC Esperança, Dra. Mercedes Balsemão, D. Rafael Dezcallar de Mazarredo, Patrono da Ayuda en Acción e D. Marcel Leonardi, Senior Counsel, Google Portugal.

Para Mercedes Balsemão, presidente da SIC Esperança, "O projeto Gen10s nasceu para responder ao desafio tecnológico que estamos a viver e que não pode deixar ninguém de fora, sob pena de acentuar as barreiras socioeconómicas e de género. Ao proporcionar igualdade de oportunidades na área digital desde a infância, asseguramos uma maior integração social e uma educação mais inovadora e focada no futuro."

“Estamos muito entusiasmados com este novo projeto, fomentar a inclusão tecnológica e social, a igualdade de oportunidades entre os mais jovens e despertar os mais novos para as oportunidades do mundo digital são desafios cada vez mais prementes. Quer o projeto Atelier Digital, quer o Gen10S enquadram-se no programa Google, um motor de crescimento que está a ser implementado na Europa” explica D. Marcel Leonardi, Senior Counsel, Google Portugal

“Estando hoje a Internet no centro do crescimento económico, temos vindo a investir com tecnologia e apoio para ajudar cidadãos, empresas, empreendedores, organizações sem fins lucrativos, programadores, criadores, etc a terem sucesso no mundo digital. Esperamos que este novo projeto tenha o mesmo sucesso que está a ter o Atelier Digital, com o qual a Google está a formar milhares de portugueses nas competências digitais críticas para um mundo cada vez mais digital” conclui Marcel Leonardi.

As escolas do 2º ciclo do ensino básico interessadas em participar neste projeto e em proporcionar esta formação aos seus alunos poderão, a partir de hoje, consultar o regulamento e a ficha de candidatura em www.genios.org.pt, e candidatarem-se ao projeto.

No total, serão selecionadas 40 escolas. Cada curso será constituído por 12 sessões, cada uma com 60 minutos (60.000 horas no total) e terá como destinatários crianças dos 5º e 6º anos. A metodologia educacional será baseada em três etapas - fundamentos em programação, realização de trabalhos e trabalho cooperativo entre equipas - e o Scratch será a ferramenta autilizar para ensinar a programar.  As crianças aprenderão por via da resolução de problemas, da execução dos projetos e da experiência.

A formação será ministrada por professores contratados com esta finalidade e em função de metodologia preparada pela Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal.

O GEN10S visa uma mudança social, aproveitando as oportunidades proporcionadas pelas tecnologias e contribuir para que as crianças, independentemente do género e da classe socioeconómica, tenham as mesmas possibilidades e possam tornar-se nos protagonistas das próximas épocas.

O programa GEN10S tem 4 grandes focos:

a.                  Fomentar uma maior inclusão tecnológica e social através da inovação educacional.

b.                  Democratizar o acesso ao conhecimento através da tecnologia. O mundo digital é um ambiente repleto de oportunidades, perfeito para que as crianças possam converter-se em criadores tecnológicos e nos futuros GÉNIOS   de Portugal.

c.                   Gerar oportunidades por via da formação em programação e das competências digitais.

d.                  Promover a participação das mulheres e reduzir a barreira de género nas vocações tecnológicas. Despertar consciências. As mulheres são parte imprescindível para o avanço digital do país.

O 'GEN10S Portugal' pretende também sensibilizar o grande público para a relevância do acesso à tecnologia e à programação em particular.

O projeto GEN10S surgiu inicialmente em Espanha, através da parceria da Ayuda en Acción e a Google.org. O objetivo era assegurar a todas as crianças os recursos e oportunidades necessárias para o domínio das novas tecnologias, numa era cada vez mais digital. Dados os bons resultados obtidos naquele país, a Google.org desafiou a SIC Esperança a implementar o projeto em Portugal.



Sobre SIC Esperança
A SIC Esperança é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de utilidade pública, transversal a todas as empresas do Grupo Impresa, criada em 2003 com o objetivo de angariar fundos e monitorizar a implementação de projetos sociais, procurando sensibilizar a sociedade civil para os problemas sociais no nosso país. Trabalhamos em parceria com IPSS e empresas no desenvolvimento de projetos de cariz social que contribuem para um país mais justo e menos desigual.

Sobre Ayuda en Acción
Ayuda en Acción trabalha há 36 anos para erradicar a pobreza e as desigualdades, contribuindo para melhorar a nutrição, a saúde e a educação de mais de dois milhões e meio e crianças e respetivas famílias. Atualmente, atua em 19 países da América Latina, África, Ásia e Europa.   

Sobre a Alphabet Inc.
Larry Page e Sergey Brin fundaram a Google em Setembro de 1998. Desde essa altura, a empresa cresceu e conta com mais de 50.000 colaboradores em todo o mundo e possui uma vasta e conhecida gama de produtos e plataformas, tais como Pesquisa, Maps, Ads, Gmail, Android, Chrome e YouTube. Em Outubro de 2015, Alphabet tornou-se a empresa holding da Google. Saiba mais acerca da missão da Alphabet aqui.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas