"Glifosato - Controvérsia persistente" na 'Reportagem especial' amanhã terça-feira no Jornal da Noite na SIC - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

26 de fevereiro de 2019

"Glifosato - Controvérsia persistente" na 'Reportagem especial' amanhã terça-feira no Jornal da Noite na SIC



A Plataforma Transgénicos Fora, que junta doze associações portugueses de ambiente e de agricultura, realizou uma nova iniciativa de pesquisa de glifosato em urina de voluntários portugueses em 2018.



"Glifosato - Controvérsia persistente", na 'Reportagem Especial' amanhã terça-feira dia 26 de fevereiro, no Jornal da Noite na SIC.





Numa das rondas de análises, a presença do herbicida mais usado em Portugal foi detetada em todas as amostras, ainda que com valores muito baixos (0.3 ng/ml em média). Os ambientalistas apelam ao Governo para que torne obrigatória a análise ao glifosato na água de consumo e promova um estudo sobre a exposição da população portuguesa a este herbicida.


O produto é considerado seguro pela Comissão Europeia e pelas principais autoridades reguladoras a nível mundial, mas em 2015 foi classificado como provavelmente cancerígeno para humanos, pela Agência Internacional para a Investigação sobre o Cancro da Organização Mundial de Saúde. Uma classificação que deu origem a uma controvérsia sem fim, que envolve ambientalistas, cientistas e indústria, com trocas de acusações de parte a parte.

Será que corremos riscos de saúde devido à eventual ingestão de alimentos ou água com resíduos do herbicida mais usado em Portugal? O glifosato pode aumentar o risco de cancro na população em geral? O que significam os valores detetados nas análises? Alarmismo desnecessário ou alerta para um eventual problema?




Visualize um excerto da Promo, da próxima 'Reportagem Especial', em seguida!


Não Perca!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas