Tema – Doença Mental no próximo 'E Se Fosse Consigo?' dia 21 de maio no 'Jornal da Noite' na SIC - SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Breaking

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

sábado, 18 de maio de 2019

Tema – Doença Mental no próximo 'E Se Fosse Consigo?' dia 21 de maio no 'Jornal da Noite' na SIC



O próximo 'E Se Fosse Consigo?' aborda o tema o preconceito relativo à doença mental. As doenças do foro psiquiátrico continuam a ser associadas a mitos e ideias pré-concebidas que encerram desconhecimento.
Para ver, no 'Jornal da Noite', no próximo dia 21 de maio, terça-feira. 



Uma ida ao psiquiatra ainda é mantida em segredo por muita gente e há até quem não se trate por vergonha, num país onde se estima que uma em cada 5 pessoas seja afetada por doença mental, seja qual for a patologia. 


No serviço nacional de saúde, os serviços de psiquiatria e psicologia têm sido relegados para segundo plano relativamente a outras doenças e continuam a não estar à altura das necessidades. 

A espera por uma consulta pode agravar o estado do doente e impede o acompanhamento regular que muitas situações exigem. 



Além do difícil acesso aos cuidados de saúde, as pessoas com doença mental têm também de enfrentar o estigma dos outros. No trabalho, na vida social e até na própria família, não faltam casos de diferentes formas de exclusão e desrespeito dos direitos destes cidadãos. 


Na habitual situação que o programa 'E Se Fosse Consigo?' preparou com câmaras ocultas, várias pessoas entram numa sala para responderem a um inquérito sobre saúde mental sem saberem que estão a ser gravadas.

No final, são confrontadas com as suas próprias respostas e sobre o que elas encerram de desconhecimento ou preconceito relativamente a pessoas com doença mental.




Ficha Técnica:

Autoria e Coordenação:
Conceição Lino

Jornalistas:
Ana Lúcia Martins
Guilherme Lima

Edição de Imagem:
Marisabel Neto
Andrés Gutierrez

Repórteres de Imagem:
José Silva
Mário Cabrita

Produção Editorial:
Isabel Mendonça.



Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas