SIC ESPERANÇA - Projeto GEN10S Portugal já formou em 2019 mais de 2.000 alunos - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

19 de junho de 2019

SIC ESPERANÇA - Projeto GEN10S Portugal já formou em 2019 mais de 2.000 alunos



No evento GEN10S Party, celebra-se o final de mais um ano letivo do projeto.
Alunos de várias escolas envolvidas reuniram-se para celebrar a conclusão da formação em programação scratch.



A SIC Esperança, a Google.org e a organização espanhola Ayuda en Acción apresentaram ontem os primeiros resultados da 2ª edição do projeto GEN10S Portugal, que decorre entre janeiro de 2019 e julho de 2020. 


O projeto, desenvolvido em parceria, tem como principal missão reduzir o fosso nas competências digitais e promover a igualdade de oportunidades na área da tecnologia entre os mais novos, reduzindo as barreiras socioeconómicas e de género.

Na primeira edição do projeto, foi possível formar cerca de 5.000 alunos, abrangendo 61 escolas por todo o país.

Para esta 2ª edição, o projeto tem como objetivo formar em programação scratch 6.000 alunos dos 5º e 6º anos dos 20 distritos/regiões autónomas do país. Até ao momento, foram formados nesta edição 2067 alunos, dos quais 974 são raparigas e 1096 são rapazes.

A sessão de apresentação destes dados contou com a presença da Dr.ª Alexandra Leitão, Secretária de Estado e Adjunta da Educação, Dr.ª Mercedes Balsemão, Presidente da SIC Esperança, Helena Martins, Responsável Políticas Públicas da Google Portugal e Sílvia Jardim, Relações Institucionais da Ayuda en Acción para Portugal e Espanha

As alunas da escola de São Gonçalo em Torres Vedras também marcaram presença, com a apresentação do projeto Tupi – Todos Unidos pela Inclusão, demonstrando de que forma um robô consegue ensinar língua gestual. Será este projeto que as levará ao campeonato do mundo de robótica, na Austrália.

No total, participaram até ao momento nesta edição 48 escolas de todo o país. Cada curso foi constituído por 12 sessões, cada uma com 60 minutos e teve como destinatários alunos dos 5º e 6º anos. 

A metodologia educacional foi baseada em três etapas - fundamentos em programação, realização de trabalhos e trabalho cooperativo entre equipas - e o Scratch foi a ferramenta utilizada para ensinar a programar.

Esta formação foi ministrada por professores contratados para esta finalidade e de acordo com a metodologia preparada pelo Instituto Politécnico de Setúbal.

O programa GEN10S Portugal tem 4 grandes focos:

a.            Fomentar uma maior inclusão tecnológica e social através da inovação educacional;
b.            Democratizar o acesso ao conhecimento através da tecnologia;
c.            Gerar oportunidades por via da formação em programação e das competências digitais;
d.            Promover a participação das mulheres e reduzir a barreira de género nas vocações tecnológicas; 



O projeto GEN10S Portugal pretende também sensibilizar o grande público para a relevância do acesso à tecnologia e à programação em particular.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas