Conheça o próximo tema no próximo 'Perdidos e Achados' - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

27 de junho de 2015

Conheça o próximo tema no próximo 'Perdidos e Achados'



Na edição de hoje sábado, dia 27 de junho, do 'Perdidos e Achados', o tema será "Resistentes da cultura". A rubrica inserida no Jornal da Noite da SIC irá esta semana recuperar um tema que propõe uma viagem pelo mundo da cerâmica portuguesa.

Os Ritual Tejo não põem de parte a ideia de voltar ao palco juntos.


André Maia foi parar à Grécia a convite de amigos quando em Portugal sentiu na pele o marasmo que vingava no meio artistico.


Na Grécia, a política está mais do que nunca na ordem do dia. Renegoceiam-se empréstimos, com os números da crise a aumentar e o país a rebentar pelas costuras, em risco de ter de vir a sair da UNIÃO EUROPEIA OU DO EURO mas, ainda assim, há portugueses que há muito trocaram Lisboa por Atenas e preferem não voltar. É o caso de André Maia, um multifacetado artista que tem Portugal no coração e há anos que divulga a cultura portuguesa naquele país.



Além de várias outras músicas, mais ou menos étnicas ou famosas, André apresenta o Fado que palpita nas veias dos ilustres lusitanos que andam pelas sete partidas do mundo, em espetáculos onde apresenta novas vertentes deste canto singular que continua a conquistar vários públicos. André está também numa Radio em Atenas onde só se fala em português, só se ouve música de Portugal, Angola, Cabo Verde, Brasil e outros países atravessados pela língua de Camões. Como convidados leva não só pessoas dessas comunidades mas também tradutores, críticos e outros elementos manifestamente ligados à Cultura dos PALOP, como por exemplo tradutores de Fernando Pessoa e José Saramago.

Rão Kyao também é um cidadão do mundo...arredado da televisão há já algum tempo, mostra agora o seu mais recente trabalho, inspirado sobretudo em Música Litúrgica portuguesa, após um exaustivo levantamento e pesquisa, de norte a sul, que resultou no disco "Sopro de Vida" que é, também, um momento de reflexão e devoção a Nossa Senhora. Até porque, para Rão Kyao, quem canta na Igreja reza duas vezes... O ‘Perdidos e Achados’ revela outras particularidades deste músico e compositor que toca na Missa na Igreja de Nossa Senhora de Fátima e de vez em quando atua também numa casa de Fados em Lisboa.

Por fim a banda "Ritual Tejo" que depois de "Nascer outra vez" conta à SIC que nunca chegou a acabar e revela o que anda a fazer, agora que este que é dos seus temas mais emblemáticos volta à ribalta numa publicidade... Chegaram a atuar em estádios, fizeram a primeira parte de espetáculos de Bryan Adams e Psychadelic Furs, entre outros, tocaram na Gartejo e Rock Rendez Vous, ficaram conhecidos também por Tributos prestados a Zeca Afonso e versões de temas como "Saudade" dos Heróis do Mar ou "Foram Cardos, foram prosas"...



São os 'Perdidos e Achados' desta semana, numa nostálgica viagem musical ao passado, mais presente que nunca.




Uma reportagem dos jornalistas Ana Paula Almeida e Pedro Cruz, o repórter de imagem de Tiago Pereira, Bernardo Bogarim e Carlos Morais, a edição de imagem de Rui Berton, a produção de Cláudia Araújo e de Madalena Durão, a coordenação a cargo de Maria João Ruela e com direção de Alcides Vieira.



Uma reportagem para ver no hoje sábado, dia 27 de junho, na rubrica 'Perdidos e Achados', no 'Jornal da Noite', na SIC!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas