A rubrica 'Famílias Vintage', regressou
na semana passada com a 2ª edição no 'Jornal da Noite', para
contar a história das famílias que há gerações imprimem a sua marca no sector
do vinho em Portugal. O 'Jornal da Noite' foi conhecer as
vivências marcantes de cinco famílias que desde há gerações fazem a diferença
num sector consagrado no país.
Para acompanhar hoje terça-feira dia 27 de setembro e todas as terças-feiras, no 'Jornal da Noite' na SIC.
As reportagens atravessam várias regiões: Madeira, Bairrada,
Península de Setúbal e Douro.
São partilhados testemunhos de gentes que ao longo de décadas têm conseguido manter o domínio de marcas e terras. Um caso de devoção e paixão por lugares e um património natural português. Uma aventura permanente entre a prosperidade e a ameaça de ruína. Estas reportagens revelam um lado desconhecido de alguns dos nomes mais influentes no sector do vinho em Portugal.
A abrir esta série esteve a família Blandy. Ingleses que chegaram à Madeira há 200 anos e nunca mais abandonaram a ilha.
Também na Madeira uma família portuguesa conseguiu afirmar-se como uma referência mundial em vinho Madeira. À frente da Barbeito está Ricardo Freitas que segue as pisadas do avô Mário e da mãe Manuela, uma das primeiras mulheres do vinho em Portugal. Graças a uma parceria japonesa, Ricardo Freitas conseguiu recuperar a Barbeito e salvar a sua aliança com 130 viticultores, que há decadas trabalham com a sua família.
Também a família Soares Franco é herdeira de uma marca ímpar. Descendente de José Maria da Fonseca, ainda hoje produzem o primeiro vinho tinto engarrafado em Portugal.
O Periquita é uma referência do país e da Península de Setúbal. A sexta e sétima gerações da família convivem na José Maria da Fonseca e entre adegas e quintas seculares recordam os episódios mais marcantes da sua história.
Luís Pato é conhecido entre os enólogo mundiais como o Mister Baga. Embaixador maior da Bairrada é um dos maiores defensores da baga, casta raínha da região.
Luís Pato, o criador rebelde de vinho, já passou a sua irreverência para as filhas. A inovação e arrojo está-lhes no sangue.
No Douro encontra-se um senador do vinho. João Nicolau de Almeida é filho de Fernando Nicolau de Almeida, o criador do Barca Velha e considerado por muitos como um dos mais geniais enólogos portugueses. A história da família Nicolau de Almeida confunde-se com a história do Vinho do Porto e do Douro.
Após 40 anos de trabalho na Ramos Pinto, João Nicolau de Almeida aposta agora no seu projeto pessoal, onde a partir de um monte no Douro quer com os filhos fazer história nos vinhos de mesa.
A Não Perder!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!