"A Lavandaria" – "Episódio 1" na 'Grande Reportagem SIC' dias 4 e 5 de dezembro no 'Jornal da Noite' na SIC - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

27 de novembro de 2019

"A Lavandaria" – "Episódio 1" na 'Grande Reportagem SIC' dias 4 e 5 de dezembro no 'Jornal da Noite' na SIC


Durante 2 anos a Polícia Judiciária portuguesa e a Polícia Nacional de Espanha investigaram em conjunto uma rede de tráfico de droga, que operava em Espanha, e uma rede de lavagem de dinheiro, com sede em Portugal. O dinheiro sujo da droga era lavado na lavandaria em Portugal. Entre 2013 e 2015 terão sido lavados cerca de 150 milhões de euros.






O processo judicial chegou ao fim em Portugal. O líder da lavandaria está preso no Estabelecimento Prisional de Lisboa; foi condenado a 12 anos.



Durante 3 meses, a SIC mergulhou neste mega processo. Entre Portugal e Espanha reconstituímos um caso único que deixou marcas na investigação policial.

Batemos à porta de duas dezenas de arguidos, alguns deles condenados, que já cumpriram cadeia. Um dos condenados fugiu para o Brasil e a SIC falou com ele. Outros três condenados aguardam uma decisão, meramente formal, do Tribunal Constitucional para regressarem à cadeia.

Este processo foi a coroa de glória da Polícia Judiciária. A investigação chegou ao fim e há 5 condenados. Mas a PJ debate-se com as consequências da enorme falta de meios para avançar com este tipo de investigações complexas.

Operando num cenário que lhes é amplamente favorável, os criminosos que lavam dinheiro sujo escolhem fixar-se em Portugal.

Nestas duas reportagens vamos mostrar-lhe o testemunho de dois operacionais ligados à lavagem de dinheiro. Um deles ainda está no ativo e aguarda instruções para assegurar novo transporte de dinheiro sujo.

A Lavandaria é um longo trabalho de investigação jornalística que mergulha nos detalhes da lavagem de dinheiro. Testas de ferro, empresas fantasmas, identidades roubadas, empresas de transferência de dinheiro licenciadas pelo Banco de Portugal – eis o universo ambíguo e simbólico do branqueamento de capitais em Portugal.

Emitida em dois episódios, A Lavandaria é uma Grande Reportagem de Pedro Coelho e José Silva (imagem), com a colaboração das jornalistas Catarina Neves e Ivani Flora, com edição de imagem de Ricardo Tenreiro, grafismo de Patrícia Reis, produção editorial de Diana Matias, coordenação de Amélia Moura Ramos, direção Ricardo Costa.



"A Lavandaria" – "Episódio 1" na 'Grande Reportagem SIC', para acompanhar, nos dias 4 e 5 de dezembro de 2019, segunda-feira e terça-feira, no Jornal da Noite da SIC.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas