Numa sociedade essencialmente rural, o Estado Novo tinha um plano para a agricultura: as aldeias-modelo.
"Os Últimos Colonos" é o tema da próxima 'Reportagem Especial' para acompanhar e visualizar no 'Jornal da Noite' de hoje domingo dia 31 de março, no canal de televisão SIC.
Na década de 50 do século passado, o Estado Novo pôs em marcha um plano de ocupação de terrenos baldios nalgumas das regiões mais deprimidas do país. A ideia era aumentar a produção agrícola de um país com evidentes carências alimentares e tentar fixar as gentes à terra.
O regime de Salazar oferecia casa, terreno de cultivo e sementes para a primeira campanha. Em troca, os colonos entregavam ao Estado a sexta parte da produção. Em Montalegre, a Junta de Colonização Interna ergueu cinco aldeias.
Ricardo Bessa foi o último colono da Aldeia Nova do Barroso e, aos 88 anos, é o guardião da memória de uma dos últimos planos do Estado para tentar travar a desertificação do país.
Não Perca!
Visualize a Promo (Spot de Promoção) com um excerto da 'Reportagem Especial', de hoje domingo no 'Jornal da Noite' da estação de televisão de Paço de Arcos!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!