Entrevista à Bárbara Guimarães: ‘Não me privo de nada’ - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

30 de setembro de 2011

Entrevista à Bárbara Guimarães: ‘Não me privo de nada’

Depois de quase duas décadas à frente de concursos de caça-talentos, a apresentadora da SIC estreia-se agora na condução de um reality show. Uma aventura onde entrou de corpo e alma.

A partir de domingo, os portugueses vão poder acompanhar os 17 concorrentes da segunda edição de Peso Pesado, da SIC. Desta vez, é Bárbara Guimarães quem os conduz através do caminho que os ensina a adoptar um estilo de vida mais saudável. "Tem sido uma grande aventura", disse a apresentadora à Notícias TV. Mas uma aventura que a mulher de Manuel Maria Carrilho, que está a gravar o programa deste o passado dia 3, faz questão de viver lado a lado com os concorrentes. Porquê? "Porque já aprendi que a vida para pessoas com este peso é pesada de mais para tudo. É uma vida que não é feita a sorrir", confessou.

Bárbara Guimarães, 38 anos, reconhece que, no seu caso, nunca teve de se preocupar com a forma física. Nem quando passou a fase da adolescência, altura em que as raparigas costumam olhar para o seu corpo de uma maneira muito mais crítica. "Nunca me ocorreu, por exemplo, fazer dieta. Nem daquelas dietas malucas que as jovens fazem, muitas vezes de forma errada e sem terem em conta as consequências graves que delas podem advir. Não me lembro mesmo de estar preocupada com isso", disse.

Aliás, ainda hoje a apresentadora come o que lhe apetece. "Privar-me de comer alguma coisa? Nem pensar! Não me privo de nada", riu-se. "Ir ao Porto e não comer uma dobrada? Impensável. Claro que durante e depois das duas gravidezes tive algum cuidado com aquilo que ingeria, mas não mais do que isso", continuou Bárbara Guimarães, enquanto mastigava "meia bifana num café em Vendas Novas". "Só agora, que já passa das 16.00, é que estou a almoçar. Acabei de sair das gravações na Herdade de Alcácer do Sal e parei aqui para petiscar esta bifana... Pronto: meia bifana (risos). Acho que de vez em quando devemos pecar", brincou Bárbara, admitindo ainda que, por vezes, gosta de se perder com "delícias" como os cachorros vendidos nas roulottes de rua.

Também o filho Dinis Maria, de 7 anos, "como todas as crianças, não prescinde de ir aos restaurantes de fast food". Já "a Carlota Maria tem quase um ano e ainda não pede nada, mas ele vai de vez em quando". E revelou a mãe: "Tenho de admitir que não gosto muito que o Dinis faça essa alimentação, mas desde que seja controlada, desde que seja apenas uma ou outra vez, não coloco entraves", contou. "O que eu sei, e o meu filho também já sabe, é que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, porque nos dá a energia necessária, e que ao jantar devemos comer coisas leves para termos uma noite de sono bem calma e relaxada."

A apresentadora disse ainda que a sua curiosidade gastronómica tem-se feito notar nas gravações de Peso Pesado, que nesta edição vai contar com o apoio do chef Nuno Ribeiro. "Ele vai ensinar os concorrentes a fazer pratos deliciosos e saudáveis. É uma mais-valia em relação à edição anterior e é claro que eu não podia deixar de o questionar em relação a muitos alimentos.

Mesmo quando vou para as gravações gosto de tirar a ementa que foi dada aos concorrentes. Já imaginou o que é uma omeleta de claras de ovos?", questionou. "Devo até dizer que já comecei a aplicar algumas coisas em casa que aprendi no programa e tive bastante sucesso (risos)", disse. "O meu marido gostou de tudo o que eu fiz. Claro que os meus filhos, como muitas dessas coisas são legumes, torcem mais o nariz... Mas a sopa, que é a base da nossa alimentação, eles comem sempre", desvendou Bárbara Guimarães. "Em casa só não faço fritos. De resto, comemos tudo."

O mesmo não acontece na Herdade de Peso Pesado, onde estão a morar "17 pessoas que decidiram pôr uma pedra no seu passado, no seu estilo de vida sedentário e fazer um percurso saudável". Porém, Bárbara alerta: "Este programa não é um medicamento. É qualidade de vida." E disse que os participantes estão motivados, até porque o estilo de vida em Alcácer do Sal é envolvente, mesmo para a apresentadora. "Já quando estou em Lisboa opto cada vez mais por andar a pé e menos de carro, não só por causa do trânsito, que também é enervante, mas principalmente porque faz bem. Agora que passo a maior parte do dia no campo, tento mesmo andar a pé para todo o lado e raramente entro nos carrinhos de golfe que temos para nos deslocar. Só se for atrasada (risos). E olhe que na Herdade caminha-se bem..."

Um registo completamente diferente

A prestação de Bárbara Guimarães em Peso Pesado vai ser completamente diferente da que os espectadores estão habituados a ver. "Não há comparação entre este programa e os outros que apresentei, por isso, o meu registo também é totalmente diferente. Eu tenho estado mais ligada aos talentshows, às emissões em directo, e aqui o que se exige é que eu seja uma condutora, que faça a ponte entre os concorrentes e os espectadores", explicou. "Nos outros programas eu estava ao lado deles, não à frente deles", prosseguiu.

Este formato permite que Bárbara esteja "muito mais tempo em contacto com os participantes do que em Portugal Tem Talento, por exemplo", que apresentou no início deste ano. "Aqui, falo muito com eles e sempre olhos nos olhos. A apresentadora é aquela pessoa que lhes lança os desafios, que os põe à prova... Até me custa dizer concorrentes. Para mim é a Andreia, é o Carlos, é a Marta, é o José, a Vera... Eles têm nome, têm personalidade... Eu passo mesmo muito tempo com eles", desabafou.

A ligação que a une aos 17 candidatos é, por isso, mais forte e a apresentadora não consegue ficar indiferente aos momentos mais emocionais. "Quando chega à altura da pesagem... é quando eles estão com uma ansiedade imensa, depois de uma semana de esforço, de coragem, de determinação... Só para estarem ali. É emocionante", relatou. E "Isso é o que vamos poder ver já no domingo, na estreia, quando se revelam os perfis. Começa por haver um encontro comigo e logo a seguir eles são pesados. E processa-se tudo exactamente como o espectador vê em casa, como eu vi em casa até agora", contou.

Por respeito a estes momentos, Bárbara Guimarães "quis vestir algo simples". "A minha roupa, mesmo a que uso na emissão que vai para o ar aos domingos, no momento em que eles sobem para a balança, não pode ser exuberante. Tem de ser sóbria, como o momento que os concorrentes estão a viver."

Foi neste e em outros sentidos que os conselhos que recebeu de Júlia Pinheiro, que apresentou a primeira edição, "foram indispensáveis". "Posso até dizer que ela foi a primeira pessoa com quem me reuni, na altura em que me apresentaram a proposta, e quis logo saber o ponto de vista dela enquanto apresentadora. Não me esqueço de uma frase que a Júlia me disse: 'Aqui, vais ter de encontrar o teu registo'. E é verdade", admitiu Bárbara Guimarães.

Competição? Para já não!

O grupo de participantes, que nesta segunda edição não concorrem em duplas, mas a título individual, "é muito simpático". "São pessoas diferentes entre si, mas com um objectivo em comum. Por isso, Bárbara Guimarães não acredita que se sujeitem a dias intensos de exercício físico e a não comerem o que mais gostam apenas para ganharem o prémio final de 50 mil euros. "Eles não conseguem fazer coisas básicas, a sensação que tenho é que querem mesmo perder peso. Acho que isso, para eles, não tem preço", confidenciou.

Por esta razão, a competição entre os pesos-pesados da SIC, para já, não existe. "Ainda estão na primeira fase, em que procuram conhecer-se melhor a eles próprios e aos outros, em que estão a testar os seus próprios limites. Isto é tudo novo para eles, mesmo que tenham visto a primeira série, uma vez que esta tem alguns ingredientes novos", adiantou a apresentadora, que reconheceu no entanto que "Peso Pesado é um jogo e as pessoas vão-se revelando, fazendo que, mais tarde ou mais cedo, o lado mais competitivo apareça".

Casa dos Segredos não a assusta

Quando se estrear no ecrã da SIC no domingo à noite, Bárbara Guimarães vai ter a concorrência directa de Teresa Guilherme, que à mesma hora, na TVI, apresenta o reality show Casa dos Segredos 2. "Em relação a isso só posso dizer que temos um bom programa, muito saudável, com um pouco de tudo. O Peso Pesado vai fazer-nos rir, comover... Temos muitos ingredientes para cativar quem nos vir a partir de domingo", começou por dizer a apresentadora.

Na primeira edição, o concurso liderou as audiências no dia de estreia com uma média de 1,7 milhões de espectadores. "Este programa foi líder em todos os targets, com excepção das idades dos 55 aos 74 anos", indicou, na altura, a SIC em comunicado. Para esta segunda edição, "resta esperar os melhores resultados", disse a apresentadora. "Nós fazemos televisão e, como tal, queremos ser vistos. Os mais vistos. É nesse sentido que eu e a equipa da Fremantle estamos a trabalhar. Está a fazer-se melhor, muito melhor do que na edição anterior, para conseguirmos alcançar sucesso. Temos um Peso Pesado mais apurado, porque aprendemos com os erros e soubemos corrigi-los. E, depois, há muitas surpresas", concluiu.

Notícias TV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas