Na próxima semana em principio, na próxima quinta-feira dia 2 de novembro, na 'Grande Reportagem SIC' denominado por 'A Ruína', vai ser emitido o episódio 2 designado por "Justiça Cega", no 'Jornal da Noite' na SIC.
Na
justiça, este grupo de lesados tem saído de mãos a abanar - Episódio 2 "Justiça
Cega". Os juízes do Tribunal Central Cível de Lisboa entendem que este grupo de
lesados não tem direito a recuperar o dinheiro investido porque o Banco de
Portugal transferiu o dinheiro dessas poupanças para o BES.
De um lado estão as
deliberações do Banco de Portugal, do outro os direitos constitucionalmente
garantidos. No país inteiro, apenas um juiz deu razão a estes lesados. O
segundo episódio da série avalia ainda a possibilidade de a marca Novo Banco
pura e simplesmente desaparecer; o que, desde logo, abriria a porta ao regresso
do BES.
No
episódio 3 "Gato Escaldado" o alvo é o Novo Banco. 80 por cento dos emigrantes
lesados assinaram o único acordo que, no espaço de três anos, o banco que saiu
dos destroços do BES lhes propôs.
Um acordo que transferia para 2051 a
recuperação das poupanças de uma vida. A maioria destes lesados são emigrantes
de primeira e segunda geração, com mais de 60 anos. Em 2051, boa parte já teria
ultrapassado o seu próprio prazo de validade. O Novo Banco ensaia agora uma
nova proposta; mas, gato escaldado…
‘Saco
Azul’, a quarta Grande Reportagem associada ao universo BES, dá um passo em
direção ao mundo Espírito Santo Enterprises, a entidade que Ricardo Salgado
terá usado para tentar administradores e diretores do GES e do BES, empresários
e políticos.
Através da história de Francisco Fonseca, um empresário do Porto, aproximamo-nos daquela que pode ter sido a forma usada para financiar um saco sem fundo que terá alimentado o poder e a influência de uma marca que não sobreviveu, depois de 145 anos de história.
Através da história de Francisco Fonseca, um empresário do Porto, aproximamo-nos daquela que pode ter sido a forma usada para financiar um saco sem fundo que terá alimentado o poder e a influência de uma marca que não sobreviveu, depois de 145 anos de história.
Ficha
técnica:
Reportagem Pedro Coelho e
José Silva (imagem);
Edição de imagem Ricardo
Tenreiro;
Grafismo Carla Gonçalves;
Produção Diana Matias e
Ricardo Pereira;
Coordenação Cândida Pinto;
Direção Ricardo Costa.
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