SIC ESPERANÇA, GOOGLE.ORG E AYUDA EN ACCIÓN APRESENTAM O PROJETO 'GEN10S PORTUGAL' - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

21 de outubro de 2017

SIC ESPERANÇA, GOOGLE.ORG E AYUDA EN ACCIÓN APRESENTAM O PROJETO 'GEN10S PORTUGAL'



Escolas, professores e alunos celebram o arranque do projeto Gen10s Portugal

SIC Esperança, Google.org e Ayuda en Acción juntaram-se, hoje na Escola Básica 2,3 de Aranguez, para marcar o início do projeto GEN10S Portugal.
A iniciativa de âmbito nacional permite promover as competências digitais promovendo a igualdade de oportunidades entre os mais novos.



Ontem sexta-feira dia 20 de outubro, a Escola Básica 2,3 de Aranguez contou com a presença da Presidente da SIC Esperança, Dra. Mercedes Balsemão, de D. Francisco Ruiz Antón, Head of Public Policy da Google Portugal e de Marta Marañón, Diretora Geral Adjunta da Ayuda en Acción, de forma a assinalar o arranque do projeto GEN10S Portugal.


A parceria prevê formar em programação Scratch 5.000 alunos dos 5º e 6º anos de cerca de 60 escolas e 500 professores dotando-os com as ferramentas necessárias para a adoção de formas de ensino inovadoras.

O objetivo passa por reduzir o fosso nas competências digitais que atualmente se faz sentir, promover a igualdade de oportunidades na área digital entre os mais novos e reduzir as barreiras socioeconómicas e de género. Assegurando, igualmente, que todas as conquistas são baseadas no esforço e mérito, e nunca condicionadas pelo género ou pela situação socioeconómica do seu agregado familiar.

O projeto GEN10S surgiu inicialmente em Espanha, através da parceria da Ayuda en Acción e a Google.org, e em dois anos de projeto conseguiu formar mais 5.300 crianças e 400 professores de 51 escolas distribuídas por 11 regiões autónomas. 

Em Portugal, através da SIC Esperança serão realizadas 12 sessões, cada uma com 60 minutos para os alunos do 2º ciclo. A metodologia educacional será baseada em três etapas - fundamentos em programação, realização de trabalhos e trabalho cooperativo entre equipas - e o Scratch será a ferramenta a utilizar para ensinar a programar. As crianças aprenderão por via da resolução de problemas, da execução dos projetos e da experiência.

Os professores selecionados para acompanharem os alunos receberão uma formação ministrada por profissionais da área das tecnologias e em função da metodologia preparada pela Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal.

O GEN10S Portugal representa, a partir de hoje, uma mudança social capaz de fomentar o conhecimento e as oportunidades que as tecnologias providenciam no futuro de todas as crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas