Escolas, professores
e alunos celebram o arranque do projeto Gen10s Portugal
SIC Esperança,
Google.org e Ayuda en Acción juntaram-se, hoje na Escola Básica 2,3 de Aranguez, para marcar o início do projeto
GEN10S Portugal.
A iniciativa de
âmbito nacional permite promover as competências digitais promovendo a
igualdade de oportunidades entre os mais novos.
Ontem sexta-feira dia 20 de outubro, a Escola Básica 2,3 de
Aranguez contou
com a presença da Presidente da SIC Esperança, Dra. Mercedes Balsemão, de D.
Francisco Ruiz Antón, Head of Public Policy da Google Portugal e de Marta
Marañón, Diretora Geral Adjunta da Ayuda en Acción, de forma a assinalar
o arranque do projeto GEN10S Portugal.
A parceria prevê formar em programação
Scratch 5.000 alunos dos 5º e 6º anos de cerca de 60 escolas e 500 professores
dotando-os com as ferramentas necessárias para a adoção de formas de ensino
inovadoras.
O objetivo passa por reduzir o fosso nas
competências digitais que atualmente se faz sentir, promover a igualdade de
oportunidades na área digital entre os mais novos e reduzir as barreiras
socioeconómicas e de género. Assegurando, igualmente, que todas as conquistas
são baseadas no esforço e mérito, e nunca condicionadas pelo género ou pela
situação socioeconómica do seu agregado familiar.
O projeto GEN10S surgiu inicialmente em Espanha, através da
parceria da Ayuda en Acción e a Google.org, e em dois anos de projeto conseguiu
formar mais 5.300 crianças e 400 professores de 51 escolas distribuídas por 11
regiões autónomas.
Em Portugal, através da SIC Esperança serão
realizadas 12 sessões, cada uma com 60 minutos para os alunos do 2º ciclo. A
metodologia educacional será baseada em três etapas - fundamentos em
programação, realização de trabalhos e trabalho
cooperativo entre equipas - e o Scratch será a ferramenta a utilizar
para ensinar a programar. As crianças aprenderão por via da resolução de
problemas, da execução dos projetos e da experiência.
Os professores selecionados para acompanharem
os alunos receberão uma formação ministrada por profissionais da área das
tecnologias e em função da metodologia preparada pela Escola Superior de
Educação, Instituto Politécnico de Setúbal.
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