"Pais à vez" é o tema da 'Grande Reportagem SIC' dia 21 de novembro no 'Jornal da Noite' - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

19 de novembro de 2018

"Pais à vez" é o tema da 'Grande Reportagem SIC' dia 21 de novembro no 'Jornal da Noite'



A próxima 'Grande Reportagem SIC', vai informar sobre o tema "Pais à vez", que pode acompanhar no dia 21 de novembro quarta-feira, no 'Jornal da Noite' na SIC.



O número de divórcios em Portugal não pára de crescer e é já o maior da Europa. De acordo com a Pordata, registaram-se mais de 24 mil divórcios em 2017, o que dá uma média de 70 por cada 100 casamentos. 



O divórcio é um momento dramático na vida dos casais e das respetivas famílias, com implicações relevantes no bem estar das crianças. A lei de 2008 foi um marco importante na fixação dos chamados regimes de responsabilidades parentais, que determinaram uma participação mais equitativa dos dois progenitores na vida, educação e bem-estar dos filhos após a separação. 

O regime resultante da lei deixou em aberto a possibilidade dos filhos residirem alternadamente em casa de cada um dos pais, permitindo a manutenção dos vínculos e dos afetos mas, embora não existam dados estatísticos, percebe-se que a prática é outra.

Os filhos são normalmente entregues aos cuidados da mãe, com a fixação de fins-de-semana alternados e 15 dias de férias com o pai.

Uma prática que, de acordo com a Associação para a Igualdade Parental está desfasada da realidade portuguesa, onde a mulher está cada vez mais presente no mercado do trabalho e o homem participa mais ativamente nas tarefas domésticas e na educação das crianças.

Em junho, a Associação entregou uma petição na Assembleia da República que visa a institucionalização da presunção jurídica da residência alternada na lei. Ou seja, que em caso de divórcio ou separação judicial, o ponto de partida seja a residência dos filhos com ambos os progenitores em pelo menos 30 a 50 por cento do tempo.

Uma ideia que não colhe junto de 23 associações ligadas, maioritariamente, a movimentos feministas ou de apoio a vítimas de violência doméstica, que já produziram um manifesto conjunto contra a presunção jurídica da residência alternada. O debate promete.


JORNALISTA - Carlos Rico
REPORTER DE IMAGEM - Luis Dinis
EDITOR DE IMAGEM - António Soares
GRAFISMO - Marta Coelho
PRODUÇÃO - Helena Peixoto/Diana Matias
PÓS PRODUÇÃO AUDIO - Octaviano Rodrigues
COLORISTA - José Dias
COORDENAÇÃO - Cândida Pinto
DIREÇÃO - Ricardo Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas