"Entregues à Sorte" na 'Grande Reportagem SIC' estreia dia 21 de outubro no 'Jornal da Noite' na SIC (Com Promo) - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

20 de outubro de 2019

"Entregues à Sorte" na 'Grande Reportagem SIC' estreia dia 21 de outubro no 'Jornal da Noite' na SIC (Com Promo)


"Entregues à Sorte" é o tema de uma série de reportagens, da Rubrica de informação 'Grande Reportagem SIC', que tem estreia marcada amanhã dia 21 de outubro, segunda-feira, no 'Jornal da Noite' no canal de televisão de Paço de Arcos SIC.





Durante 50 anos a base das Lajes foi o cais de embarque de muitas crianças açorianas dadas pelos pais biológicos a casais norte-americanos colocados na ilha Terceira. Nascidos em famílias pobres e/ou numerosas, sem meios para sustentar mais uma boca, mais um corpo para vestir e calçar, os filhos mais novos eram geralmente os sacrificados.

Entre 1946 e 1974 foram dadas 97 crianças, segundo as contas do único estudo publicado sobre o assunto, materializado no livro “A Infância Abandonada” . Das dezenas, o número chegará provavelmente às centenas, assim que historiadores consagrarem horas de estudo ao circuito de entrega de crianças, montado durante meio século e que se estendeu até aos anos 90. 

O que foi abafado durante décadas por famílias e vizinhos, o que foi desvalorizado pelas autoridades locais e centrais tem vindo à tona no último ano com sucessivos relatos de mães que deram os seus filhos e com os reencontros de famílias que têm tido lugar no aeroporto das Lajes, graças aos apelos que fazem nas redes sociais para encontrar a família de sangue.

A Grande Reportagem fez o caminho inverso do êxodo dessas crianças levadas do arquipélago, algumas ainda recém-nascidas, outras já adolescentes. Em quatro estados dos EUA, uma equipa da SIC foi ao encontro de algumas dessas crianças, hoje adultos, e dos pais americanos que as adotaram.  

Dadas no pressuposto de virem a ter um futuro melhor do que aquele que a família biológica lhes poderia dar nas ilhas, que percurso de vida têm elas para contar e que motivações tiveram os norte-americanos para as adotarem?

A 'Grande Reportagem' apresenta, em cinco episódios, às segundas-feiras, a história de Rosalina, dos irmãos Marco Paulo e Ana da Ponte, de João Pedro, Sandra Cristina, Maria de Fátima e da irmã Maria Lúcia, os que foram ‘Entregues à Sorte’


FICHA TÉCNICA

JORNALISTA

AMÉLIA MOURA RAMOS
ISABEL OSÓRIO

IMAGEM

JOÃO LÚCIO
MANUEL FERREIRA
RUI CARIA

EDIÇÃO DE IMAGEM

TIAGO MARTINS

DRONE

TIAGO SOUSA

GRAFISMO

SÉRGIO MADURO

PRODUÇÃO

DIANA MATIAS 

COORDENAÇÃO

AMÉLIA MOURA RAMOS

DIREÇÃO

MARTA BRITO DOS REIS
RICARDO COSTA



Visualize a Promo (Spot de Promoção), com mais informação!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas