SIC 24 ANOS >> 'SIC, Memórias de Uma Televisão' - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

2 de outubro de 2016

SIC 24 ANOS >> 'SIC, Memórias de Uma Televisão'



Desde o passado sábado dia 10 de setembro, e como falta menos de 1 mês para o 24º aniversário do canal de televisão a SIC, vamos recordar os melhores momentos de excelentes programas, como por exemplo, Perdoa-me, Surprise Show, All You Need is Love, Caça ao Tesouro com a apresentadora Catarina Furtado e o apresentador Henrique Mendes, o Big Show SIC, o Ponto de Encontro e lembra-se do SIC 10 Horas com apresentação de Júlia Pinheiro?

Hoje domingo dia 2 de outubro, nesta 6ª edição desta rubrica especial, recorde a 'SIC, Memórias de Uma Televisão', com a sinopse, em banner e em vídeos, um excerto de todos os programas que marcaram a história da primeira televisão privada em Portugal.
Reveja os vários tipos de formatos de programas que fizeram muito sucesso no canal generalista.



Dia 6 outubro de 1992. Passaram duas décadas, repletas de histórias e sucessos. A SIC foi o primeiro canal de televisão privado, independente e comercial a operar em Portugal, pondo assim fim a 35 anos de monopólio estatal no mercado televisivo português.

Às 16h30 de 6 de Outubro de 1992 a SIC dá início às emissões regulares do primeiro canal privado de televisão no país. Alberta Marques Fernandes apresenta o primeiro bloco de notícias. (Clique neste link em azul, para recordar!) Ou clique Aqui!

A SIC trouxe ao espaço audiovisual português um valioso contributo para a pluralidade e independência da informação, sendo um case study a nível internacional por, no menor tempo, ter alcançado os maiores resultados de audiência.

Depois disso, seguiram-se centenas de programas que têm marcado as últimas duas décadas. O SIC GOLD ONLINE relembra 20 programas que marcaram a história da SIC. São memórias de uma televisão, e de todos nós.



Uma das primeiras apostas da SIC  na grande Informação  e um programa revolucionário no seu formato.  Diariamente, a equipa do 'Praça Pública' saiu para a rua ao encontro dos problemas do país real tendo dado voz aos cidadãos e solucionando inúmeras questões. Foi apresentado por Júlia Pinheiro, Nuno Santos e Conceição Lino. (Ver artigo para recordar o programa, clique aqui!)



Os concorrentes do 'Chuva de Estrelas' tinham de ultrapassar um rigorosíssimo processo de pré-seleção. Desafio: imitar na perfeição um nome sonante do mundo da música. A caracterização e o guarda roupa transformavam os concorrentes na estrela que pretendem imitar: Whitney Houston, Prince, Alanis Morissette, Meat Loaf ou Dulce Pontes foram alguns dos nomes. As interpretações eram avaliadas por um júri e todas as semanas havia um novo vencedor que era apurado para a grande final. Foi apresentado por Catarina Furtado, José Nuno Martins e Bárbara Guimarães. Com 170 programas emitidos,Chuva de Estrelas esteve no ar durante sete anos. (Ver artigo para recordar o programa, clique aqui!)

O grande objetivo foi descobrir e reunir familiares e velhos amigos que a vida se encarregou de afastar, com dignidade e respeito pelos sentimentos alheios. O 'Ponto de Encontro', apresentado por Henrique Mendes, com a sua experiência e sobriedade, fizeram deste programa mais um sucesso SIC.






O 'Big Show SIC' é um programa semanal que consiste em atuações de vários artistas nacionais de um estilo de música que, por influência do cantor Emanuel (frequente convidado do programa), passou a ser chamado “pimba”. Com este programa a SIC conseguiu pôr um país inteiro a discutir o pimba da questão, lançando os críticos e intelectuais contra o país real. Estreou a 26 de março de 1995 e ficou no ar até 3 de Junho de 2001, no total de 316 programas. Foi apresentado por João Baião, que o celebrizou. Mais tarde, também José Figueiras e Jorge Gabriel deram a cara pelo formato.






Em troca de dinheiro, Jorge Gabriel propunha aos concorrentes que ultrapassassem os seus medos. 'Agora ou Nunca' marcou uma era nos chamados reality-shows. Na memória ficou a célebre prestação do participante com a iguana na cabeça e a frase repetida em estúdio e depois no país inteiro: "Ponha, ponha, ponha…"
O programa 'Agora ou Nunca', foi emitido até ao ano 1998, e foram emitidos no total 39 emissões.






Em 1997 estreou a série 'Médico de Família', em que a comédia e o drama andaram lado a lado e onde as situações do dia-a-dia de um jovem médico e viúvo fizeram Portugal rir e chorar. Esta série foi produzida pela Endemol entre 1997 e 1999 e transmitida pela SIC entre 1998 e 2000, tendo como protagonista Fernando Luís. Foi adaptada da série original transmitida em Espanha, pela Telecinco através da produtora Globomedia.






Um programa de entretenimento apresentado por Jorge Gabriel, com segmentos musicais e convidados dos mais diversos quadrantes e que incluiu extrações e sorteios. Com a 'Roda dos Milhões' muitos foram os portugueses que aumentaram a sua conta bancária.



'SIC 10 Horas' foi um talk-show matinal português da SIC apresentado por Júlia Pinheiro, e posteriormente por Fátima Lopes. Depois, de a primeira passar para outros programas da SIC e depois para a concorrência, Fátima Lopes foi a grande cara deste programa. Em 2005, o SIC 10 Horas deu lugar a um novo programa de Fátima Lopes,'Fátima'.


A sala de visitas da estação onde semanalmente Herman José recebeu convidados dos mais variados quadrantes. Um talk show pontuado com momentos de humor. Esteve no ar ao longo de seis anos, e recebeu convidados nacionais e internacionais. 'Herman SIC' também foi ao circo para as emissões especiais de natal.


'Ganância' é uma telenovela portuguesa exibida pela SIC em 2001 e foi escrita por Marilúcia Abreu e, posteriormente, Francisco Nicholson. A saga envolvia várias famílias e reúne, no mesmo enredo, amores e desamores, encontros e desencontros, dramas e momentos divertidos, procura de felicidade e ganância. Catarina Furtado, Amílcar Azenha e Leonardo Vieira eram os protagonistas.


Um programa que marcou a estreia mundial de um formato original em que duas pessoas entregavam o seu destino às ordens de um Grande Mestre. A vida dos concorrentes nunca mais seria a mesma. Duas pessoas vivem a experiência de estarem nas mãos de O Grande Mestre, um ser invisível, sem rosto, sem corpo e sem voz que comanda todos os movimentos dos concorrentes através de mensagens escritas (SMS) enviadas para os seus telemóveis.As mensagens são ordens que têm como finalidade pôr a descoberto as potencialidades que os concorrentes desconheciam ter, eles vão precisar de usar todas as suas qualidades e capacidades para poderem cumpri-las.


'Ídolos', Apresentado por Sílvia Alberto e Pedro Granger entre 2003 e 2005 e por Cláudia Vieira e João Manzarra entre 2009 e 2012, este formato é desenvolvido pela FremantleMedia. Originalmente denominado por Pop Idol, foi lançado no Reino Unido no ano de 2002 tendo-se tornado, em pouco tempo, um verdadeiro fenómeno televisivo, ao qual se seguiu a versão americana: American Idol. A partir de 2003, o público português teve a oportunidade de decidir qual iria ser o seu próximo Ídolo Pop nacional, que assinaria um lucrativo contrato discográfico, para além do estrelato garantido.


'K7 Pirata', Programa de humor, apresentado por Nilton, que entrevista, num registo divertido e descontraído, uma personalidade do meio artístico por programa. Uma conversa descontraída, em locais inesperados. Os convidados são figuras públicas, às quais o comediante mostra uma nova faceta. Entrevistar com rapidez, humor e irreverência é o lema. Cada pergunta é uma provocação com múltiplos sentidos. A intercalar a conversa, divertidos vídeos com as situações mais hilariantes e inesperadas, onde as vozes de Eduardo Madeira e Francisco Menezes dão vida a dezenas de personagens.


Embora rotulado de entretenimento, o programa de Fátima Lopes foi um programa atento às pessoas, ao país e que mostrou os “bastidores” da notícia – daí a abordagem de tantos casos que todos os dias prenderam a atenção de tudo e de todos. Durante a licença de parto da apresentadora, o programa foi conduzido por Merche Romero e Carlos Ribeiro.


'Floribella' é uma história dos nossos dias. Ana Flor Valente é uma rapariga em tudo extraordinária. Sempre acreditou em fadas. Que elas não só existem como nos protegem e estão lá, nos momentos mais difíceis. O lema de Flor podia ser: «Se os pés estão bem assentes na terra, a cabeça pode voar». Flor tem de trabalhar para viver mas continua a sonhar à borla. E sonha em grande. Floribella é a novela que nos dá a doçura da magia de quem ainda sabe sonhar.


'Vingança' é uma telenovela portuguesa transmitida na SIC, baseada n’O Conde de Monte Cristo de Alexandre Dumas. Esta é a história da queda e ascensão de Santiago Medina. Santiago tinha tudo: carisma, prestígio, uma brilhante carreira pela frente e um grande amor… Mas a sua felicidade acaba por despertar a inveja daqueles que o rodeiam e é atraiçoado. Essa traição transformará a sua vida num verdadeiro inferno. Com Diogo Morgado, Lúcia Moniz, Paulo Rocha e Nicolau Breyner nos principais papéis.


O mundo dos famosos visto sob uma perspetiva irreverente, animada e sempre criativa. Recheado de rubricas originais, podemos ver as maiores estrelas nacionais e internacionais muito para além do que é comum. O 'Fama Show', Atualmente é apresentado por Andreia Rodrigues, Cláudia Borges, Laura Figueiredo, Rita Andrade e Vanessa Oliveira.


Entrevista numa abordagem intimista a um convidado central. Gravada em 'Alta Definição', num local especial escolhido pelo entrevistado. Cada programa pretende ser um retrato biográfico do convidado(a), que é desafiado(a) a apresentar-se sem maquilhagem, na sua mais pura essência. Conduzida por Daniel Oliveira, cada conversa pode ser complementada com imagens inéditas do protagonista, entre outros conteúdos. O 'Alta Definição' foi premiado como o melhor Programa Social no I Troféus de Televisão em 2009 e em 2010.


Resultante da parceria SIC – TV Globo, 'Laços de Sangue' retrata a história de duas irmãs, Inês e Diana, que são separadas durante a infância e que se tornam as maiores inimigas quando adultas. Diana, a vilã da novela, cresceu no seio de uma família pobre e humilde, mas é uma mulher muito ambiciosa. Esta novela foi vencedora de um Emmy internacional e a primeira produção ao abrigo da parceria estabelecida entre a SIC e a TV Globo, para mais e melhor ficção nacional.


Apresentado inicialmente por Júlia Pinheiro, o programa contou mais tarde com a condução de Bárbara Guimarães. Concorrentes com excesso de peso tentam perder a maior percentagem de peso e aprendem a viver de forma saudável, ultrapassando desafios físicos e psicológicos e resistindo a tentações. Fábio foi o primeiro Peso Pesado de Portugal, tendo perdido 51 kg.


A telenovela 'Dancin’ Days', de Gilberto Braga, foi um sucesso no Brasil no final dos anos 70 e mais tarde também em Portugal. Agora é Pedro Lopes (também autor de 'Laços de Sangue') que lidera o desafio de adaptar a telenovela à atualidade. O remake da mítica novela 'Dancin’ Days' inaugura uma nova etapa na colaboração entre a SIC, TV Globo e SP Televisão.

Reveja em Vídeos,um excerto do programa 'Agora ou Nunca', emitido no ano 1996 até ao 1998, na SIC!






Reveja em Vídeo,um excerto do programa 'Ponto de Encontro', emitido no ano 1994 até ao 2002, na SIC!
Foram emitidos no total 239 emissões do programa 'Ponto de Encontro'.



Recorde um excerto do Vídeo do concurso 'Sim ou Não', emitido no ano 1996 na SIC!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas