Bastidores de Carnaxide: Bastidores de 10 horas na redação do "Jornal da Noite", da SIC! - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

8 de maio de 2013

Bastidores de Carnaxide: Bastidores de 10 horas na redação do "Jornal da Noite", da SIC!

Diapositivo313_thumb_thumb

SIC, Carnaxide, 11 da manhã. Um jornalista e um operador de câmara passam apressados em direção a um dos carros do canal, enquanto os editores, a coordenadora do “Jornal da Noite”, o responsável da SIC Notícias e um elemento da administração acomodam-se na sala de reuniões. Clara de Sousa, a pivô do “Jornal”, só chegará à hora de almoço. A reunião é feita à porta fechada numa sala com grandes janelas para o corredor principal dos estúdios. Dali sairão muitas das decisões do dia: as notícias, os temas e as reportagens que vão para o ar à noite. A troika é um dos assuntos, mas há especial interesse em acompanhar a primeira aparição de Mário Soares, depois de este ter estado internado. As notícias sobre o Vaticano também são importantes e as eleições de Itália vão ter um direto da jornalista enviada especial ao país. “Nesta reunião, fazemos um primeiro alinhamento, mas há assuntos que podem dar mais do que uma peça e outros que podem não dar nada”, começa por nos explicar Marta Brito dos Reis, a coordenadora do “Jornal da Noite”. Ao longo do dia, saem para a rua 15 equipas em reportagem e, por volta das 18 h, o ambiente da redação começa a “aquecer”. É nessa altura que os jornalistas chegam do exterior com o material recolhido, prontos para editarem as peças. A partir dessa hora, o relógio parece andar mais rápido do que é costume e sente-se um burburinho diferente.   “Hoje é um dia sumarento. Há muitas notícias, muita coisa a acontecer”, explica-nos Marta Reis. A trabalhar na SIC há 12 anos, a jornalista garante que não existe monotonia numa redação. “Há sempre muito stresse, mas já estamos habituados”, desdramatiza com ar sereno. Clara de Sousa, uma das apresentadoras do “Jornal” e um dos rostos da SIC, concorda. “Não há um dia que seja igual”, afirma. Para a pivô, que é jornalista há 21 anos, “trabalhar em televisão é sempre estimulante”. E justifica: “Só é jornalista quem ama a profissão. É tão cheia, tão intensa e tão diferente todos os dias que, enquanto as outras pessoas querem chegar ao fim de semana e sair, nós queremos ficar em casa em paz e a descansar”.

download

10 horas na redação do "Jornal da Noite".

download (1)

11:00 - Alcides Vieira (Direção da SIC), José Gomes Ferreira (editor de Economia), André Antunes (coordenador do “Primeiro Jornal”), Ricardo Rosa (SIC Online); Isabel Horta (editora Sociedade), Rui do Ó (coordenador dos operadores de câmara), Sérgia Carneiro (Produção), Marta Brito dos Reis (coordenadora do “Jornal da Noite”), António José Teixeira (SIC Notícias).

download (2)

A primeira reunião do dia serve para acertar detalhes. A maior parte das reportagens já foi distribuída pelos jornalistas no dia anterior. Mas há sempre notícias do dia. Cândida Pinto, editora de Internacional, relata novas sobre o Vaticano.

download (3)

14:00 - Depois da reunião, Marta Brito dos Reis, a coordenadora do “Jornal da Noite”, distribui alguns assuntos pelos repórteres. Carla Castelo informa a coordenadora que vai sair para entrevistar um vereador de Sintra e completar uma reportagem.

download (4)

15:00 - Jorge Oliveira prepara a câmara para sair com Carla Castelo. “Estamos a fazer uma reportagem sobre o acesso à água e saneamento básicos na população de Dona Maria”, revela a jornalista.

download (5)
A equipa ainda regressa à redação para editar a peça para o Jornal. “Às vezes começamos a escrever no carro”, comenta Carla Castelo.

download (6)

15:10 - Clara de Sousa chega à redação normalmente por volta da hora de almoço. Depois, senta-se no seu lugar, que é partilhado com a equipa da manhã, faz os primeiros pivôs (textos que introduzem as reportagens) e atualiza o seu Facebook.

download (7)

De vez em quando, Clara de Sousa leva uma das suas receitas para os colegas. “Aqui não é só trabalho. Também falamos sobre culinária”, conta a pivô. Aliás, Clara garante que o ambiente na redação é tranquilo. “Podia não ser, mas damo-nos bem. Fazem-se amigos, namoros e até casamentos aqui”, afirma.

download (8)

A maquilhadora Elsa Martinho recebe de Clara uma fatia de tarte de pera.

download (9)

17:00 - A jornalista Sofia Lima Rato e o editor de imagem Ricardo Santana preparam uma peça sobre os Óscares numa das ilhas de edição. Um minuto de reportagem leva uma hora a editar.

download (10)

17:10 - Clara de Sousa começa a preparar-se. É maquilhada, penteada e veste-se para apresentar o Jornal.

download (11)

17:15 - Carla Castelo voltou do trabalho na Câmara Municipal de Sintra. Já escreveu o texto e grava o que investigou sobre a não existência de água corrente e saneamento básico na população de Dona Maria.

download (12)

18:00 - Para abrir o Jornal, Anselmo Crespo prepara uma peça sobre a troika. O jornalista grava num ambiente croma (cenário de cor verde), mas na TV haverá um gráfico que explica os novos cortes que os portugueses vão enfrentar. “Afinal a crise é mais grave”, diz.

download (13)

19:00 - Pronta para mais uma noite. “Já não fico nervosa. Só em noites de eleições ou debates.”

download (14)

19.10 - Clara grava os títulos do “Jornal da Noite”, ou seja, as frases com que o bloco de notícias começa. Servem para atrair o telespectador.

download (15)

19:45 - Miguel Sousa Tavares comenta as notícias à segunda-feira. Antes de ir para o ar, o comentador e Clara de Sousa combinam os temas que vão discutir. Miguel tem menos de 3 minutos para cada um.

download (16)

20:00 - O “Jornal da Noite” está no ar e começa a corrida contra o tempo.

download (17)

Marta Reis (em baixo) está sempre de olho no que os canais concorrentes estão a transmitir. Será uma hora e meia de adrenalina pura.

download (18)A pivô acompanha as notícias que estão no ar através de uma televisão pocionada à sua frente.

download (19)A maior parte dos jornalistas já não está na redação no início do Jornal. Além dos três operadores que estão no estúdio, na régie ficam Helena Figueiredo (produtora), Rui Alves (infografista), Patrícia Reis (grafista), Marta Brito dos Reis (coordenadora), Fernanda Alverca (realizadora), Clara de Sousa (pivô), Patrícia Moreira (line producer), Jéssica Roque (operadora de mistura), Nuno Brito (operador de áudio) e Luís Nunes (operador de controlo de imagem).


download (20)

21:40 - Terminado o “Jornal da Noite”, Clara de Sousa desmaquilha-se ainda nos estúdios. A missão está cumprida. Amanhã há mais.








Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas