Na 'Grande Reportagem SIC' – "ENSAIO SOBRE A SAÚDE NA GUINÉ-BISSAU" dia 1 de maio no 'Jornal da Noite' na SIC - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

28 de abril de 2018

Na 'Grande Reportagem SIC' – "ENSAIO SOBRE A SAÚDE NA GUINÉ-BISSAU" dia 1 de maio no 'Jornal da Noite' na SIC



'Ensaio sobre a Saúde na Guiné-Bissau' é uma 'Grande Reportagem SIC', a não perder, no próximo dia 1 de maio, terça-feira (feriado), no 'Jornal da Noite' da SIC.



A Guiné está na cauda do índice de desenvolvimento humano das Nações Unidas. Mais de metade da população vive numa situação de pobreza extrema e a  esperança média de vida  é de 55 anos. 

Com um sistema político frágil e  um serviço de saúde incerto,  as taxas de mortalidade materno e infantil da  Guiné-Bissau são das mais altas do mundo. 

Nos hospitais da Guiné falta quase tudo: os médicos especialistas contam-se pelos dedos da mão - há apenas clínicos gerais que mal acabam os cursos começam a trabalhar muitas vezes sem ganhar ordenado. 

Não há dia em que não falte a luz ou a água e os medicamentos utilizados nos hospitais são pagos pelos doentes. Uma bolsa de sangue pode custar a um familiar de alguém internado cerca de 70 euros - o ordenado mínimo é de 114 euros.


É neste contexto difícil que o Instituto Ricardo Jorge está na Guiné, com a missão de apoiar o Laboratório de Saúde Pública Guineense no diagnóstico de doenças como a malária, o sarampo, a febre-amarela ou a tuberculose, que tantas mortes provocam no país. Análises simples e mais complicadas mas que se fazem em quase todo o mundo há vários anos.

Na Guiné, nenhum hospital tem laboratório de microbiologia para detetar bactérias ou vírus. O único local onde essas análises se fazem é em Bissau, no laboratório de saúde pública, ao qual diariamente acorrem guineenses vindos de todo o país.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas