Em Portugal, apesar de se falar
em cancro da mama, há ainda muito por dizer e por fazer. Raramente se fala das
consequências na vida familiar, na vida profissional, das dificuldades ao nível
do rendimento.
Muito para lá das questões médicas, como lidar com os desafios concretos? Com o número de divórcios ou a
falta de apoio familiar? Com a pressão no emprego, de salário ou a fraca
protecção laboral nestes casos?
Para dar voz a estes problemas, a
SIC Notícias – em parceria com a Novartis - criou o projeto 'Tenho Cancro, e
Depois?'.
Com a criatividade digital da agência Djomba e a produção
da On Time Media, esta iniciativa pretende debater os desafios de quem
vive e sobrevive ao cancro da mama.
Todos os anos surgem 5000 novos casos desta
doença.
O projeto contará a história de casos e problemas reais em televisão,
chamando depois os responsáveis desta área para três conferências, a primeira
dedicada aos desafios familiares, a segunda aos desafios de rendimento e a
última aos novos tratamentos.
Este projeto arrancou no Jornal
EXPRESSO com a história real – e o problema – de Cristina Nogueira, uma doente
oncológica sem direito a baixa médica e que se arrisca a uma coima superior a
€100 mil por atrasos no trabalho enquanto se submetia a quimioterapia.
Em duas semanas, o site www.tenhocancroedepois.pt registou mais de 50 mil
interacções depois de ter sido lançado o primeiro dos cinco vídeos que compõem
a iniciativa.
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