"Tremendo Portugal" é a próxima 'Grande Reportagem SIC' dia 28 de fevereiro no 'Jornal da Noite' na SIC - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

27 de fevereiro de 2019

"Tremendo Portugal" é a próxima 'Grande Reportagem SIC' dia 28 de fevereiro no 'Jornal da Noite' na SIC



É bem provável que os portugueses com mais de 50 anos tenham passado parte da madrugada de 28 de Fevereiro de 1969 ao relento. Naquela noite, um sismo de magnitude 7.3 na escala de Richter, com epicentro no mar, a sudoeste do cabo de S. Vicente, foi sentido em praticamente todo o território continental, provocando 13 mortos e danos avultados em Lisboa e no barlavento algarvio. 






Por momentos, temeu-se a repetição do terramoto de 1755, que destruiu Lisboa e o Algarve, provocando a morte de milhares de pessoas. 

A ciência diz-nos que, mais cedo ou mais tarde, Portugal voltará a sofrer as consequências de um sismo de grande magnitude e poder destrutivo. Só não nos diz quando. Neste quadro de incerteza, está o país preparado para responder a uma catástrofe idêntica à de 1755?


Os técnicos portugueses ligados à engenharia sísmica garantem que não, e alertam para a forma displicente como estão a ser reabilitados edifícios antigos da baixa lisboeta, com a destruição de pilares e paredes estruturais, bem como para os erros de planeamento do território, nomeadamente na orla costeira.



A Autoridade Nacional de Proteção Civil diz que nenhum país está preparado para um sismo que colapse infraestruturas essenciais e provoque um número considerável de vítimas, mas garante que existem planos de emergência, devidamente testados, que poderão envolver mais de 150 instituições públicas e privadas de diferentes áreas de intervenção. Ao mesmo tempo, insiste na necessidade de todos aprendermos em casa, na escola e nos locais de trabalho, a lidar com os terramotos.

"Tremendo Portugal" é uma Grande Reportagem dos jornalistas da SIC Carlos Rico e Carlos Morais, para ver na próxima quinta-feira, no 'Jornal da Noite'.






"Tremendo Portugal", é a próxima 'Grande Reportagem SIC', para visualizar e acompanhar esta quinta-feira dia 28 de fevereiro, no Jornal da Noite da SIC.

Ficha Técnica:

Jornalista: Carlos Rico
Repórter de Imagem: Carlos Morais
Edição de Imagem: Miguel Castro
Grafismo: César Ribeiro
Colorista: José Dias
Pós-produção áudio: Otaviano Rodrigues
Produção: Ana Luísa Barroso/Diana Matias
Coordenação: Amélia Moura Ramos
Direção: Ricardo Costa



Visualize a Promo, da 'Grande Reportagem SIC': "Tremendo Portugal"!


Não Perca!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas