Foi a 6 de Outubro de 1992 que começaram as emissões regulares da primeira televisão privada a emitir em Portugal. O 19.º aniversário foi assinalado com a inauguração dos novos estúdios e instalações de Matosinhos localizadas no edifício do antigo matadouro municipal de Matosinhos.
Com um projecto da autoria da arquitecta municipal Susana Mota Freitas, e depois de um investimento de cerca de 1,7 milhões de euros por parte da Câmara Municipal de Matosinhos, o antigo matadouro municipal dispõe de condições para acolher 15 empresas da área da comunicação e das novas tecnologias tornando-se oficialmente com esta inauguração num “Media Parque”.
O novo edifício, que reforça a presença do grupo Impresa na região norte, concentra por agora as redações da SIC, do Expresso, da Visão, da Caras, bem como o portal AEIOU e a InfoPortugal. A área total do novo espaço ocupado é de 3200 m2 (40% do “Media Parque”) e as novas instalações reúnem 130 trabalhadores do grupo.
O projecto de remodelação das instalações do antigo Matadouro Municipal fez parte de uma estratégia concertada da Autarquia para a captação de empresas de renome nacional e internacional na área das indústrias criativas e comunicação. Desta forma, procedeu-se à requalificação de um pólo deprimido da zona de Matosinhos sul, transformando-o num local de acolhimento de novas empresas e de partilha de conhecimentos e recursos, construindo um cluster com características únicas de inovação e conhecimento no país.
No dia 8 de Julho, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Guilherme Pinto já tinha procedido à entrega simbólica das chaves do novo espaço ao Vice-Presidente da Administração do Grupo Impresa, Eng. Francisco Pinto Balsemão, o que implicou a mudança imediata de algumas células do grupo como o Expresso, a Visão ou a Caras. Agora, com a inauguração dos novos estudos da SIC, concretizou-se a mudança total do grupo Impresa que passa assim a ter sede a Norte no concelho de Matosinhos.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara, Nuno Oliveira, que se congratulou com a presença deste grupo empresarial no concelho, dando as boas-vindas a toda a equipa das diferentes empresas: “Esta parceria público - privada é virtuosa, porque junta-se a vontade municipal de recuperar e aproveitar o seu património e a vontade de uma grupo privado de aqui concentrar as suas instalações. Espero que esta concentração traga benefícios para Matosinhos e para a região. Espero que o Norte se reveja neste projecto”.
Presentes estiveram também Pedro Norton, vice-presidente da comissão executiva da Impresa, que reforçou a importância que este passo significa para o grupo, e ainda o Director Geral da SIC, Luís Marques.
Veja ou reveja o Vídeo da Inauguração dos novos estúdios da SIC em Matosinhos:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!