TV Globo já tem casa em Lisboa - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

16 de outubro de 2011

TV Globo já tem casa em Lisboa

Desde os anos 80 que Portugal é um dos destinos da estação brasileira, mas só a partir de segunda-feira é que essa presença passa a ser mais efectiva. Espreite as instalações da televisão que escolheu o coração da capital para sediar os seus estúdios na Europa. Mais de 400 metros quadrados para um espaço polivalente onde podem ser recriados vários ambientes de estúdio, uma redacção, um auditório e escritório. Estas são algumas das potencialidades dos novos estúdios da TV Globo, em plena Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa. Esta nova sede europeia da estação brasileira - que quer dar eco à mensagem de "ter a porta aberta para a rua" - tem apenas um mistério: o volume de investimento aplicado nesta obra que será inaugurada na segunda-feira e que vai contar com o presidente da companhia, Roberto Irineu Marinho, e algumas celebridades das novelas brasileiras. "Não vamos ganhar um euro a mais com esta obra. Estamos a colocar uma embaixada, um marco, um ponto, quando deveríamos ter feito isto nos anos 80", afiança o director da TV Globo Portugal. Ricardo Pereira acredita que este arranque chega agora "onde a estação já deveria estar há mais tempo". A Notícias TV foi espreitar os obras da nova filial do gigante brasileiro de conteúdos e foi o director da TV Globo Portugal, Ricardo Pereira, quem apresentou as novas instalações. "Vamos produzir todo o material dos correspondentes para os telejornais brasileiros", explica o responsável. Há, obviamente, mais utilizações previstas: "Queremos potenciar, a partir de Lisboa, uma maior presença no nosso canal noticioso a Globo News e, no nosso canal desportivo, a Sport TV." O objectivo é colocar Lisboa como a "primeira base de operação com correspondentes" ao nível europeu, que, por via dos direitos de transmissão dos encontros futebolísticos, "irão fazer apanhados" da Liga dos Campeões e da Liga Europa. "Será mais fácil o jornalista entrar no nosso estúdio de manhã e comentar, em directo para a estação brasileira, o jogo de ontem à noite", justifica o representante da indústria de conteúdos brasileira.

Sede para workshops

Apesar de a TV Globo estar a chegar ao coração da capital, a verdade é que a imagem que quer deixar bem vincada, com estes estúdios, é a de que esta é a porta para o outro lado do Atlântico. Nesse sentido, Ricardo Pereira explica que há uma obrigatoriedade a cumprir logo à cabeça, neste espaço: "A recepcionista será brasileira porque este vai ser um universo do Brasil e à entrada irá ter ecrãs onde vão estar a ser exibidos os nossos produtos", afirma Pereira. E garante ainda: "Aqui não vamos vender nada, apenas vamos mostrar." Este local funcionará ainda como ponto de encontro para todos os eventos que este canal brasileiro irá, de futuro, organizar. Está equipado com "um microauditório" que - refere o director - servirá vários propósitos. "Vai estar todo equipado para fazer apresentações, e para 22 lugares sentados. A sala vai ser usada para fazer, por exemplo, workshops com as pessoas do sector". Entre os exemplos possíveis estão aulas com autores como Aguinaldo Silva ou Ricardo Linhares. Mas não só. "Sempre que estiverem em Portugal, os nossos actores podem passar por aqui e queremos fazer acordos com universidades para potenciar os encontros", reitera. Insiste ainda que se trata de "um espaço para a aproximação das pessoas e para a formação de gente". A principal sala do espaço vai estar equipada com cinco painéis, com ecrãs incluídos, e com capacidade para se moverem no espaço e criarem diferentes ambientes, o que permitirá, adianta, a gravação de produtos diferenciados. Ana Maria Braga e Jô Soares, por exemplo, podem vir a ser os primeiros rostos de destaque da estação a gozar deste espaço que agora vai ser inaugurado. "Queremos ligar-nos daqui aos programas de entretenimento da Globo porque, cada vez mais, estão a pedir a presença deles em Portugal", garante Ricardo Pereira. "Por exemplo, Jô Soares quer fazer uma série de programas aqui para poder emitir no Brasil. A Ana Maria Braga já perguntou se vamos ter facilidade em colocar convidados portugueses nos estúdios em Lisboa de forma a que falem directamente com ela para o programa que está a ser feito no Brasil", antecipa.

Notícias TV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas