Reestruturação de programas do daytime da SIC deixa 19 sem trabalho.
Dezanove profissionais da SIC afetos aos programas ‘Querida Júlia' e ‘Boa Tarde' foram ontem dispensados, sabe o CM. A estação de Carnaxide comunicou o despedimento com efeito a partir de dia 31 de dezembro, depois de, na segunda-feira passada, ter igualmente rescindido contrato com a coordenação do programa de Júlia Pinheiro.
Os repórteres Luís Maia e Filipa Marques, que saíram da TVI com a mudança de Júlia Pinheiro para a SIC, e a jornalista Ana Lúcia Silva, do ‘Boa Tarde', estão na lista de profissionais com os quais o canal de televisão do grupo Impresa rescindiu contrato. Além de jornalistas, na lista de dispensados estão ainda editores e repórteres de imagem, alguns a trabalhar para a SIC há 15 anos.
Parte dos funcionários poderão vir a ser reintegrados ao abrigo da reestruturação dos programas do daytime da SIC.
O CM sabe ainda que a Fremantle Media, produtora escolhida por Júlia Pinheiro para produzir os novos programas da manhã e da tarde da SIC, vai fazer propostas a alguns dos profissionais dispensados, com oferta de salários mais baixos.
De recordar que, no ano passado, a Impresa abriu um processo de rescisões amigáveis que envolveu 50 colaboradores. Na ocasião, Pinto Balsemão atribuiu a situação à crise e não garantiu que o cenário não se viria a repetir: "Para a árvore ficar viva é preciso cortar alguns ramos", disse o presidente da Impresa. Até ao fecho da edição, o CM não conseguiu falar com Luís Marques, administrador editorial da SIC.
CM