Hoje no programa Perdidos e Achados, com o tema 'A Revolta dos Arcos' - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

26 de janeiro de 2013

Hoje no programa Perdidos e Achados, com o tema 'A Revolta dos Arcos'


Em 1962, a população de Moimenta da Beira, perto de Viseu, juntou-se aos estudantes do Externato Infante Dom Henrique numa rebelião contra uma decisão de Salazar. O presidente do Conselho tinha mandado destruir os arcos da fachada do edifício da escola.

Em causa estava arquitectura do imóvel, considerada pelo regime demasiado arrojada para a época e, pior do que isso, inspirada no traço de Oscar Niemeyer, o arquitecto comunista que tinha concebido pouco tempo antes os principais edificios de Brasília.

Os arcos da escola  que Salazar queria destruir tinham realmente sido  inspirados nos arcos do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente barsileiro, em Brasilia.
Os estudantes insurgiram-se contra a demolição, o povo apoiou  e os arcos não foram derrubados. Mas terá terminado desta forma a "Revolta dos Arcos" em Moimenta da Beira?
No Perdidos e Achados de hoje sábado, fomos ao encontro dos antigos estudantes e visitamos a escola, motivo da inesperada contestação. A Não perder, no Jornal da Noite na SIC!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas