Bem vindos à 9ª edição, da rubrica renovada 'Entrevista De Ouro'do Blogue SIC Gold. O entrevistado desta semana é ao Jornalista João Abreu.
É uma entrevista exclusiva que o Blogue SIC Gold esteve à conversa!
Bem-vindo João Abreu à rubrica ‘Entrevista de Ouro’, do Blogue SIC Gold! Que o slogan é: SIC Gold-Porque aqui todos os momentos são de Ouro!.
SIC GOLD: Em pequeno quis sempre ser Jornalista?
João Abreu: Não, nem de perto. Desde cedo quis seguir medicina, mas por várias razões o meu caminho não foi dar aí. Na adolescência comecei a ganhar o gosto pela escrita e a partir dos 17 anos percebi que poderia ser claramente um caminho a seguir. Tirei o curso de ciências de comunicação e comecei a estagiar no que viria a ser a revista Focus. Nessa altura pensava que is ficar claramente na imprensa escrita, mas tal não veio a acontecer.
SIC GOLD: Como surgiu a oportunidade de vi trabalhar para a SIC e SIC Notícias?
João Abreu: Quando estáva na revista Focus surgiu um convite para estagiar no CNL (Canal de Notícias de Lisboa) que ainda não tinha ido para o ar. Ainda passei umas semanas dividido, mas senti que devia arriscar e como era, na altura, um projecto inovador, aceitei. O estágio correu muito bem e a verdade é que em dois meses consegui fazer testes que me levaram a ser uma das caras do canal desde a abertura, em setembro de 1999. Esta aventura deveu-se a duas pessoas, o Alexandre Brito (que me convidou para estagiar) e o Guilherme Simões, que me colocou pela primeira vez à frente das câmeras. O CNL durou apenas 9 meses no ar e foi comprado pela SIC. 25 jornalistas tiveram a sorte de ser chamados pelo Nuno Santos, eu fui um deles, e assim começou o meu trajecto na SIC.
SIC GOLD: Esta À quantos anos na SIC Notícias?
João Abreu: Estou na SIC Notícias desde o primeiro dia, 8 de Janeiro de 2000. Já lá vão 13 anos.
SIC GOLD: Gosta de ser pivô de apresentar programas de informação?
João Abreu: Muito, cada vez mais. Sinto que a experiência destes anos me trouxeram mais maturidade e um maior controlo, consciência e conhecimentos na forma de trabalhar em televisão. Tenho feito espaços de informação (jornais) e programas de informação. Gosto cada vez mais de fazer programas.
SIC GOLD: Gosta mais de fazer reportagens ou apresentar como pivo um programa de informação na SIC Notícias?
João Abreu:
O ano de 2013 levou-me de volta ao terreno, à reportagem. Foi o melhor que me podia ter acontecido. É um espaço que quero continuar a explorar e a investir. São trabalhos diferentes, mas complementares. Neste momento sinto que estou a gostar mais de reportagem.
O ano de 2013 levou-me de volta ao terreno, à reportagem. Foi o melhor que me podia ter acontecido. É um espaço que quero continuar a explorar e a investir. São trabalhos diferentes, mas complementares. Neste momento sinto que estou a gostar mais de reportagem.
SIC GOLD: Qual ou quais os seus programas favoritos na SIC Generalista?
João Abreu: Confesso que como consumidor de televisão, os espaços que mais gosto são sempre os de informação. Jornal da Noite, a Grande Reportagem, Perdidos e Achados, Momentos de Mudança, são alguns dos que mais aprecio.
SIC GOLD: Gostava de apresentar um programa de entretenimento se o convidassem na SIC?
João Abreu: Teria de ser um programa realmente inovador e com uma componente informativa e de entrevista. Neste momento a programação está mais virada para o entretenimento puro e duro, nesse sentido não me parece que me encaixasse bem.
SIC GOLD: Como se chama o programa que apresenta atualmente na SIC Notícias?
João Abreu: Actualmente apresento o "PLAY-OFF", programa de análise de futebol com os comentadores António Oliveira, Toni, Manuel Fernandes e Rui Santos que vai para o ar todos os Domingos às 22h até à meia noite. Á terça-feira apresento o "TEMPO EXTRA" com o Rui Santos às 23:30. Faço ainda o Jornal das 9 (aos sábados) e o Jornal de Sábado.
A equipa do Blogue SIC Gold, agradece muito ao Jornalista João Abreu, por ter aceite responder às perguntas para a entrevista! Desejamos muito sucesso!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!