Com estreia brevemente na SIC, apresentado por Cláudia Vieira e João Manzarra, FACTOR X é o maior e mais extraordinário programa de competição musical que dá ao país a oportunidade de escolher a próxima mega estrela portuguesa.
O júri de FACTOR X, Sónia Tavares, Paulo Junqueiro, Paulo Ventura e Miguel Guedes, procura por todo o país e nas comunidades portuguesas espalhadas por todo o mundo, os maiores talentos musicais, ainda por descobrir, com mais de 12 anos – tanto cantores solistas como grupos – que tenham a coragem de enfrentar o painel de jurados e o público português, pela oportunidade de vencer.
A atmosfera de concerto com público ao vivo, logo desde o início das audições, dá às atuações uma dimensão nunca antes vista, tendo os concorrentes a oportunidade de mostrar todo o seu talento a partir do momento em que pisam o palco.
No FACTOR X não são apenas os concorrentes que estão em jogo, também os jurados competem entre si colocando a sua reputação em risco! Após a seleção dos finalistas os jurados tornam-se mentores e cada um será responsável por uma das quatro categorias: raparigas, rapazes, adultos e grupos. Nenhum jurado vai querer ficar sem concorrentes, mas só um concorrente ou grupo será o grande vencedor e consagrado a nova mega estrela nacional!
Os jurados podem ter a palavra enquanto o espetáculo progride, mas será Portugal a decidir quem será o grande vencedor do FACTOR X!
ELEGIBILIDADE
O FACTOR X procura a próxima grande estrela da música portuguesa, e a competição está aberta para todos com mais de 12 anos
•A competição é aberta tanto a cantores solistas como a grupos
•Os cantores são divididos em 4 categorias que são, mais tarde, orientados pelo painel de jurados:
–Raparigas
–Rapazes
–Adultos
–Grupos
CRIAR SUPER ESTRELAS
O FACTOR X no Reino Unido lançou artistas que foram premiados com inúmeros discos de platina por terem vendido milhões de cópias dos seus álbuns, como Leona Lewis, vencedora da Série 3, Alexandra Burke, vencedora da série 5, One Direction, finalistas da Série 7 e James Arthur, vencedor da Série 9.
•One Direction foram formados em 2010 no The X Factor do Reino Unido. Já venderam mais de 14 milhões de singles por todo o mundo e 10 milhões de álbuns.
•Leona Lewis foi uma das vencedoras do The X Factor Britânico. A canção “Bleending Love” foi primeiro lugar em mais de 30 países e foi a canção mais vendida em 2008.
SÓNIA TAVARES
Cantora
Juntamente com os The Gift, Sónia Tavares já editou um considerável número de discos, ganhou vários prémios, entre os quais o Globo de Ouro para Melhor Banda, assim como o prémio MTV na categoria de Melhor Banda Portuguesa em 2005.
O único projeto paralelo em que se envolveu foi precisamente no projeto Hoje, com o disco Amália hoje, em 2009, com o seu colega de banda Nuno Gonçalves e seu atual marido Fernando Ribeiro (Moonspell). No ano passado a canção homónima do álbum Primavera, levou-a a mais de 100 palcos entre Portugal, Espanha e o continente Americano e, foi considerado por Pedro Almodóvar, um dos melhores discos do ano. Foi mentora na categoria Adultos da 1ª edição de Factor X.
PAULO JUNQUEIRO
Diretor Geral da Sony Music Portugal
Através dos artistas que produziu ou trabalhou como Diretor Artístico, Paulo Junqueiro conta com 44 discos de ouro, 21 discos de platina, 11 discos multiplatina e o Grammy Award de “Melhor Álbum de World Music” em 1998 enquanto produtor do álbum “Quanta Live” de Gilberto Gil. Trabalhou com artistas tão diversificados como Gilberto Gil, Madredeus, Rui Veloso, GNR, Clã, Marisa Monte, Seu Jorge, Marcelo D2, Paralamas do Sucesso, Jorge Palma, Sérgio Godinho, Camané, Mariza, Mílton Nascimento, Titãs, Xutos & Pontapés, entre outros. Em 2012 saiu da EMI Brasil e voltou a Portugal onde assumiu o cargo de Diretor-Geral da Sony Music Portugal. Foi mentor na categoria Jovens da 1ª edição de 'Factor X'.
PAULO VENTURA
Há 27 anos na industria da música em Portugal, Paulo Ventura desenvolve e gere carreiras de Artistas, faz direção de palco e produção executiva em alguns dos mais relevantes festivais portugueses, gere uma editora discográfica, faz produção de eventos e promove espetáculos com Artistas internacionais. Foi mentor na categoria Grupos da 1ª edição de Factor X.
MIGUEL GUEDES
Músico, autor e intérprete
Desempenha funções de Diretor da GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas intérpretes e executantes). Foi diretor do Centro de Estudos Cinematográficos de Coimbra, tendo trabalho, também, como realizador e locutor na Rádio Universidade de Coimbra. Colabora regularmente com a comunicação social, como colunista e conferencista em temas relacionados com as áreas da cultura, desporto e ciências sociais. É músico, autor, intérprete e vocalista da banda portuguesa Blind Zero.
Para Sónia Tavares
“Fiquei muito contente com a renovação do convite. Sinto que de alguma forma o meu trabalho e empenho no programa foi compensatório a todos aqueles que confiaram em mim.
A entrada de um 4º elemento vai certamente refinar a busca de talentos. Sei que a competição será mais dura, porém a experiência da 1º edição vai ajudar-me a ser melhor e mais criteriosa com os concorrentes.”
Para Paulo Junqueiro
“É uma honra poder participar da 2ª edição do Factor X e um prazer poder voltar a estar junto da Sónia e do Ventura e também de toda a extraordinária equipe de produção que tanto nos apoia. E aproveito para dar as boas vindas ao Miguel Guedes. Que seja um sucesso maior do que já foi a 1ª primeira edição e que consigamos identificar e dar a conhecer grandes talentos. E deixar uma mensagem ao publico que, no fim de tudo, é quem vai eleger o vencedor: pensem que procuramos alguém que tenha o “tal Factor X” e não apenas uma grande voz… procuramos, além da voz e dos atributos musicais, alguém com carisma, postura, atitude e com muita vontade de vencer!”
Para Paulo Ventura
“É extraordinário ter sido convidado pela segunda vez para ser jurado do Factor X, como é saber que vou reencontrar os meus colegas Sónia Tavares e Paulo Junqueiro e que vou voltar a trabalhar com a FremantleMedia e com a SIC. A entrada do Miguel Guedes no painel de Jurados é uma grande surpresa e vai seguramente trazer novidades e enriquecer esta nova série. Espero fazer parte de um grande programa de entretenimento – há que saber tirar proveito da experiência ganha na primeira série para tornar esta segunda muito mais forte. No que diz respeito aos concorrentes, os resultados da primeira série são visíveis e incontestáveis – os 5 finalistas têm Digressões em nome próprio e todos vão editar Álbuns até ao final do ano. O meu desejo é que esta segunda série nos traga tanto ou mais Talento para trabalhar.”
Para Miguel Guedes
“Acima de tudo - quando aceitei o desafio - a responsabilidade de julgar, escolher e “guiar" da melhor forma os candidatos que aparecerem e que tiver em mãos. Sei da repercussão que o Factor X está a ter na carreira de muitos dos que participaram na primeira edição e essa foi uma das principais razões que me levou a acreditar na força do Factor X para esta nova temporada. Senti a responsabilidade e a confiança de que vamos encontrar grandes talentos em conjunto e trabalha-los individualmente, potenciando o que têm genuinamente de melhor. Espero que esta edição seja ainda mais forte do que a primeira, ou seja, que haja ainda mais talento para revelar e trabalhar. Que seja uma montra de excecional qualidade e que, com seriedade e empenho, as pessoas possam aproveitar o momento para mostrarem o que são, o que valem e o que podem evoluir. Espero encontrar carisma e talento. Em relação aos outros jurados, já os conheço há muitos anos e tenho um enorme respeito pelo percurso que têm feito nas suas respetivas áreas. Pela implicação que demonstraram, fiquei bastante impressionado com o seu trabalho na primeira edição do Factor X. Foi também por eles que aceitei o desafio de ser parte da segunda temporada. Teremos sempre boas razões para concordar e discordar.”
AUDIÇÕES
As seleções e audições do FACTOR X são a procura pelo próximo sucesso musical português.
•Em Lisboa, na fase de seleções no Pavilhão de Portugal compareceram cerca de 8000 candidatos. Depois de Lisboa, Factor X segue rumo ao Porto.
•Neste momento o FACTOR X recebeu cerca de 14.500 inscrições
BOOTCAMP
A fase intermédia, antes das atuações ao vivo, vai levar as esperanças dos concorrentes e jurados ao limite! É recheada de risco e emoção!
•Os concorrentes serão divididos em categorias - Rapazes, Raparigas, Adultos e Grupos - e ficarão a saber qual jurado será o responsável por cada uma. Durante esta fase cada jurado eliminará elementos das respetivas categorias até encontrar os seus Finalistas.
ATUAÇÕES EM DIRETO
Após o Bootcamp, os finalistas iniciam a competição ao vivo e em direto com votação do público.
•Os finalistas competem semanalmente no palco do FACTOR X para ganhar a preferência e os votos de Portugal.
•É uma competição tanto dos concorrentes como do júri, pois os jurados competem entre si para que um dos seus cantores seja o grande vencedor!
•Semalmente um concorrente é eliminado até ser revelado o Grande Vencedor!
O 'Factor X' já teve 42 versões até agora!
E já foi emitido em 211 territórios em todo o mundo!
FremantleMedia Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!