ÚLTIMAS NOVIDADES

ARTIGO EM DESTAQUE

'D'IMPROVISO' COM CÉSAR MOURÃO ESTREIA A LIDERAR


Entrevista ao jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho da SIC: O pivô durão que é um coração mole

sexta-feira, 22 de novembro de 2013




Nunca pensou ser jornalista e queria ser publicitário. Foi ator numa novela de Nicolau Breyner, jogou râguebi e tem o vício do golfe. Gosta de fazer surpresas à mulher, a quem ofereceu um cão, animal de que tinha medo.

"A grande novidade da vida do Rodrigo é que tem um iPhone", conta a rir-se Teresa Dimas, a mulher do pivô do Jornal da Noite, da SIC. "Ele não é adepto das novas tecnologias, mas há dias comprou um iPhone para poder ler os e-mails em qualquer lado." A nova aquisição não passou despercebida na redação. "Foi vítima de chacota de toda a gente. Correram SMS a dizer: "O Rodrigo já tem um iPhone"", diz Teresa Dimas.

Rodrigo Guedes de Carvalho é um dos principais rostos da Informação da SIC, que no domingo comemora o 21.º aniversário. Recuando no tempo, o pivô recorda como viveu esse dia. "Foi um pouco fora da confusão e do estusiasmo porque estava a montar uma peça para o jornal dessa noite. Era uma entrevista ao Maradona que tinha ido fazer a Sevilha."

Emídio Rangel, que foi diretor-geral da estação de Carnaxide, foi quem convidou Rodrigo Guedes de Carvalho, que estava na RTP. "Tinha acabado de entrar para os quadros. Corri um risco", atira o pivô. Hoje, além de alternar com Clara de Sousa a apresentação do Jornal da Noite, é subdiretor de Informação não diária. "Costumo dizer que o mais difícil não é chegar ao topo, mas manter-nos lá. Fui agarrando as oportunidades com trabalho e profissionalismo, em vez de adormecer à sombra da bananeira", diz Rodrigo Guedes de Carvalho.

Matou Adelaide João na ficção

Filho de um médico e de uma das primeiras manequins portuguesas, deixou o Porto com 18 anos, para estudar Comunicação Social em Lisboa. "Não queria ser jornalista. O meu objetivo era trabalhar em publicidade pela criatividade." Porém, as suas grandes paixões são a escrita e o cinema. "Tive cabeça para perceber que em Portugal não podia ir por aí."

Porém, fez uma perninha como ator na novela Palavras Cruzadas, da RTP1, realizada por Nicolau Breyner. "Foi uma participação muito curta", diz Nico, como é carinhosamente tratado pelos amigos. "Fez um assassino que andava sempre com uma laranja na mão", recorda Nicolau Breyner. O convite surgiu durante um jantar porque a ex-mulher de Rodrigo Guedes de Carvalho, a jornalista Paula Moura Pinheiro, e a ex-mulher de Nicolau Breyner eram amigas. "Precisava de um tipo com o aspecto físico dele e cara de mau", brinca o ator.

Rodrigo Guedes de Carvalho diz que "não se perdeu ator algum" e que a experiência não passou "de uma brincadeira entre amigos". "Usei a minha própria roupa e não recebi cachê." Mas ação não faltou nas cenas que gravou. "Matei a Adelaide João. Atirei-a pelas escadas. Acabámos por ficar grandes amigos", conta.

Tinha medo de cães por ter sido mordido

Teresa Dimas diz que o ar sério do pivô esconde um homem "descontraído e com humor". Casados desde 2008, a jornalista da SIC Notícias desvenda algumas facetas desconhecidas do público. "É altamente dinâmico e determinado. Quando decidiu jogar golfe para aliviar a cabeça teve aulas e ia todos os dias jogar. Agora quando pode vai bater umas bolas." Nos tempos da faculdade "chegou a jogar râguebi", recorda o jornalista e amigo Reinaldo Serrano.

A mulher de Rodrigo Guedes de Carvalho diz ficar "enervada" com a velocidade com que ele faz tudo. "Lê um livro em três dias e consegue assimilar tudo, o que me irrita porque eu não sou capaz." Tem vários autores preferidos, mas Philip Roth é especial. "Tem todas as obras dele." O mesmo acontece com uma banda britânica de rock. "Conhece tudo dos Led Zeppelin, é uma verdadeira enciclopédia."

O casal tem dois cães, a rafeira Mel e o Spike, um border collie. "É a raça favorita dele e ofereceu-me o cão nos meus anos. Sou louca por cães. O Rodrigo antes tinha medo porque em criança tinha sido mordido por um cão da família", revela Teresa Dimas. Ainda sobre as surpresas do marido, conta que no aniversário também gosta de lhe dar um ramo de rosas. "Manda para a maquilhagem e às vezes esquecem-se de me entregar e fica furioso."

Perde-se pelos doces da Clara de Sousa

O pivô da SIC não gosta de cozinhar nem de ir ao supermercado, conta Teresa Dimas. Porém, é um bom garfo à mesa. "É um ser carnívoro e essa é uma batalha a que tenho de me dedicar. Bife com ovo estrelado e batatas fritas é o que mais come." Mas também os doces da colega Clara de Sousa. "Quando as pessoas falam do jornalista Paulo Varanda por ser o meu "provador oficial" não sabem nem sonham que o Rodrigo ataca mais os doces do que o Paulo. O Rodrigo senta-se ao meu lado, o que lhe dá grande vantagem", revela Clara de Sousa.

A jornalista diz que quando faziam dupla no Jornal da Noite tiveram "momentos fantásticos". Só que uma vez ele deixou-a embaraçada: "Quando me preparava para fechar o jornal, interrompeu-me para me dar os parabéns pelos 40 anos e até tinha mandado fazer uns efeitos de imagem para tornar tudo mais festivo. Fui apanhada de surpresa e fiquei sem jeito."

Reinaldo Serrano diz que as conversas entre ambos não se ficam pela TV e falam de música ou cinema. E lembra a sua diva no grande ecrã. "Tem um fascínio pela Sophia Loren." Os dois também falam de literatura. "O gabinete dele está apinhado de livros, uns que compra, outros que lhe dão. É inteligente e muito culto."

Essas características são também apontadas por Bessa Tavares, diretor-geral da Sport TV, com quem Rodrigo Guedes de Carvalho deu os primeiros passos na RTP. "Depois de fazer algumas reportagens, disse-lhe que ia apresentar o bloco de desporto do Telejornal. Não se encolheu porque gosta de desafios. Depois passou para esse programa emblemático que era o Domingo Desportivo com Lígia Santos", recorda Bessa Tavares.



Recorde em baixo, as fotos do antes e depois na informação da SIC, do Rodrigo Guedes de Carvalho:














































































































NTV


0 Comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

 
SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD © 2017 | Designed by Bubbe Shooter, in collaboration with Reseller Hosing , Contactos | Ficha Técnica | Contactos