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7 de novembro de 2013

'Escolha do Consumidor': MARCAS DA IMPRESA DISTINGUIDAS PELO CONSUMIDOR




A IMPRESA voltou a ser reconhecida no estudo 'Escolhas do Consumidor'. O estudo tem em conta a opinião do consumidor, encontrando anualmente os atributos que cada marca mais privilegia em cada categoria. Os atributos são avaliados depois em teste real comparando a performance dos principais ‘players’ de cada categoria. SIC, SIC Notícias, EXPRESSO, VISÃO e CARAS foram eleitas as melhores pelos consumidores portugueses, nas suas categorias. 


No segmento programas de entretenimento em televisão, a SIC foi a grande vencedora, batendo a RTP1 e a TVI. A estação do Grupo IMPRESA alcançou um score final de satisfação de 36,6%, contra os 28% da TVI e os 22,4% da RTP1. Qualidade dos programas, capacidade para cativar/envolver/entreter, qualidade dos artistas/bons atores, boa produção, bons apresentadores, bons horários, foram apenas alguns dos atributos em que a SIC se distinguiu. 

No segmento Canais de Informação foi pedido aos consumidores para identificarem os atributos que mais valorizam neste segmento de comunicação, quando escolhem um canal de informação especializado. A SIC Notícias eleita a escolha do consumidor, tendo vencido a concorrência em todos os atributos, com um score de satisfação de 47,5%, superior à soma dos quatro outros canais analisados pelo estudo. Credibilidade das notícias, credibilidade dos jornalistas, isenção e imparcialidade foram apenas alguns dos atributos onde a SIC Notícias lidera. 

O EXPRESSO venceu na categoria jornal semanário, com um score de 72%, vencendo a concorrência em todos os atributos, onde se destacam: qualidade da informação, qualidade do jornalismo, credibilidade, rigor, seriedade, isenção/objetividade, jornalismo de investigação, clareza/transparência, qualidade/credibilidade dos jornalistas. 

Nas revistas semanais, a VISÃO também vence a concorrência em toda a linha. A publicação do grupo IMPRESA atinge um score de 60,5%, vencendo todos os atributos, tais como credibilidade/rigor/seriedade, qualidade do jornalismo, isenção/imparcialidade/independência, qualidade da informação, qualidade da escrita, fotos/imagens, etc. 

Na categoria de revistas de informação social, foram avaliadas 12 revistas. A CARAS foi a melhor classificada pelos consumidores portugueses. A revista da IMPRESA venceu em todos os atributos, tais como credibilidade, menos sensacionalismo, variedade de temáticas, fotos, entre outros. 

A metodologia deste estudo é focada no consumidor e assenta em duas fases. Num primeiro momento, os consumidores pronunciam-se, com recurso a metodologias qualitativas e quantitativas, relativamente aos factores que mais privilegiam em termos da sua satisfação, em cada uma das categorias. Posteriormente, de acordo com os resultados da pré-avaliação, são definidas e aplicadas as metodologias de avaliação mais apropriadas (experimentação de produtos, cliente mistério, auditorias online, entre outros). O objetivo global é perceber o que o consumidor valoriza, o que mais o satisfaz e qual a sua intenção de compra face à satisfação gerada, encontrando o índice de satisfação e aceitabilidade de cada segmento.

A “Escolha do Consumidor”, uma iniciativa da APCER e da ACOP, envolveu este ano 40.712 consumidores, que avaliaram 441 marcas em várias categorias, de onde resultam 108 premiados.
As várias fases da Escolha do Consumidor efetuaram-se entre 15 de Junho e 18 de Outubro de 2013.


Veja o vídeo da reportagem, em baixo!




































































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