Hoje sábado, dia 4 de março, a rubrica de informação 'Perdidos e Achados' vai informar do tema "Cinquenta dias no deserto", que vai ser emitido e para acompanhar no 'Jornal da Noite' na SIC.
A Frente Polisário trava uma batalha pela independência do Saara Ocidental há mais de quatro décadas. Abandonaram a luta armada mas, ao longo dos anos, fizeram vários reféns para chamar a atenção do mundo para a causa da autodeterminação dos Saaraui.
Em junho de 1980, um grupo de 15 pescadores portugueses foi sequestrado enquanto pescava na região. Não sofreram qualquer tipo de violência mas tiveram de passar 50 dias no deserto, sob um calor tórrido e sem grandes condições de higiene.
O longo cativeiro dos pescadores só terminou após um processo negocial complexo que implicou o envolvimento de muita gente influente.
Em 1984, Marrocos deixou a União Africana quando a República Árabe Saaraui Democrática foi incluída como novo membro da organização.
Passados 33 anos, no início de 2017, Marrocos volta a integrar a União Africana mas a resolução do diferendo continua a ser um miragem no deserto.
O 'Perdidos e Achados' falou com o único pescador que ainda é vivo, com o fotógrafo e jornalista que acompanharam toda a situação e com outras pessoas que recordam toda a história.
Uma reportagem realizada pela seguinte equipa:
Jornalista - Patrícia Mouzinho
Repórter de imagem - Rui do Ó, Jorge Ramalho
Edição de Imagem - Marisabel Neto
Produção - Madalena Durão, Gonçalo Lopes
Coordenação - Luís Marçal
Direção - Ricardo Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!