A SIC vai colocar mães a escolher pretendentes para os filhos, quer investidores a apostar em pequenos negócios e pesquisa orçamentos para formato com humoristas em situações insólitas.
"Se és jovem, extrovertido, solteiro e sonhas ser uma estrela de TV, não percas esta oportunidade." Este é o slogan que convida a inscrições para 'Quem Quer Casar com o Meu Filho?', o reality show que a produtora Eyeworks prepara, como projeto-piloto, para Carnaxide, para 2015. "O formato esteve a ser estudado para o verão deste ano, mas acabou por se optar por se transmitir O Poder do Amor", segundo a Notícias TV esta semana.
Em Espanha, o formato Quién Quiere Casarse con mi Hijo? estreou-se a 30 de janeiro de 2012, no canal Cuatro, e desde aí já teve três edições, todas elas com médias de audiência entre 1,6 milhões e os dois milhões de espectadores sintonizados no programa em que as mães metem a colher na escolha do melhor parceiro para os seus filhos.
Na primeira edição, quatro solteirões eram heterossexuais e um era homossexual. Por cá, o formato foi inicialmente estudado para ser exibido na TVI, mas a proposta acabaria por não seguir em diante. Agora, desde este verão que se procura um casting para o reality show que deverá ser transmitido na SIC a partir de 2015, estando em cima da mesa o nome de Bárbara Guimarães - que tinha sido um dos rostos pensados caso o formato tivesse ido por diante numa primeira fase. Confrontada no final da semana passada com esta proposta, Bárbara Guimarães afirmou que "não havia nada a dizer sobre isso".
Paralelamente, uma outra fonte nota que Júlia Pinheiro, atual diretora de Gestão e Desenvolvimento de Conteúdos, "poderá vir a ser o rosto deste reality show". Teria sido, segundo o mesmo elemento contactado pela nossa revista, "uma das possibilidades ponderadas no verão deste ano, quando o programa foi pré-produzido pela primeira vez".
Mas nem só de romance deverá ser composta a grelha da SIC para o ano que vem. tal como é avançado pela Notícias TV, a outra nova aposta é em 'O Lago dos Tubarões', para janeiro de 2015, e pela mão da produtora Take & Sound, ligada a António Carrapatoso, antigo CEO da Vodafone Portugal.
À partida, acrescentam à referida revista, a proposta é que, à semelhança do original norte-americano Shark Tank - que por si só é um spin-off (um programa derivado de um outro já existente) de 'Dragons' Den', atualmente em exibição na SIC Radical - "existam cinco tubarões, quatro homens e uma mulher", revela à nossa revista quem acompanha o processo.
O formato tem vindo a ser exibido no canal temático SIC Radical e estreou-se em janeiro de 2012. A primeira edição foi vista, em média, por 30 mil e 700 pessoas. A quinta edição, transmitida já durante o verão de 2014, já conquistava quase o dobro do auditório, registando uma média de 51 mil e 500 pessoas.
A par dos grandes shows televisivos, a Notícias TV sabe que a SIC quer apostar no humor e adquiriu os direitos de 'The Green Project' (Projeto Verde, em tradução literal), que consiste em pôr humoristas à frente de um cenário verde, conhecido por chroma, sobre o qual pode ser projetado qualquer tipo de imagem. A ideia inicial consistia em ter o formato preparado para estrear em outubro, mas ao que foi adiantado à nossa revista, "dado que as exigências de produção são muito altas, o formato pode começar só em 2015", avança fonte da estação.
No original israelita são mostradas situações insólitas, como ver um humorista no meio de elefantes num safari à conversa com o génio da lâmpada ou a personalizar uma bolacha mergulhada num copo de leite ou um inseto a caminho de uma luz mata mosca.
Na concorrência e para o arranque do ano que se aproxima, começam também a desenhar-se as primeiras apostas. Hugo Andrade, diretor de Programas da RTP1, admitiu estar a analisar a possibilidade de apostar em Got Talent - depois de ter estado na estação pública, com Aqui Há Talento, com Sílvia Alberto, e posteriormente na SIC, com 'Portugal Tem Talento', apresentado por Bárbara Guimarães.
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