'Mar, A Terra Prometida', chega à SIC Notícias - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

14 de dezembro de 2014

'Mar, A Terra Prometida', chega à SIC Notícias



Estreia no próximo dia 20 de dezembro, o programa 'Mar, A Terra Prometida', às 9:45H, na SIC Notícias.

O discurso público a favor da valorização do recurso Mar e do seu potencial para o desenvolvimento do País, tem sido suportado por algumas medidas e orientações de política consubstanciadas na Estratégia Nacional para o Mar e na criação da Estrutura de Missão para o Mar e Extensão da Plataforma Continental. 



Complementarmente a existência de uma estratégia para o Espaço Atlântica promovida pela Comissão Europeia, fortemente marcada pelo Oceano, reforça o compromisso dos países limítrofes, de incorporarem na sua estratégia de desenvolvimento o Mar , nomeadamente as temáticas do Mar profundo e da segurança marítima. Os desafios e oportunidades promovidos pela “Maritime Strategy for Atlantic Ocean Area” são muito relevantes e promovem uma abordagem ao Atlântico ao longo das seguintes linhas: implementação de soluções numa abordagem ecos-sistémica; reduzir a pegada do carbono; assegurar a exploração sustentável dos recursos do solo Oceânico; responder às ameaças e emergências; e promover o desenvolvimento socialmente inclusivo. Não obstante a dispersão de iniciativas, o País apresenta capacidades em domínios tradicionais e emergentes de atividade económica baseadas no desenvolvimento de um conjunto de áreas científicas e de tecnologias aplicadas ao meio marinho. 


A nova série com estreia marcada na SIC Notícias, tem um caráter mais focado na valorização do conhecimento, e cada programa privilegiará uma linha temática envolvendo um conjunto de entidades, que vão desde os stakeholders institucionais, passando pelos empreendedores até aos investigadores mais relevantes à produção de conhecimento na área associada. 

As linhas temáticas a abordar serão: a Aquacultura, a sua crescente importância na economia do país; a Valorização dos recursos biológicos marinhos; a biotecnologia azul e a Valorização de sub-produtos do Mar; os Portos e Turismo de Cruzeiros; as Energias Renováveis, a energia do Futuro e a sua integração nos sistemas de energia; as Ameaças, Emergências e Segurança , no Mar Português; a importância da Extensão da plataforma continental e a consequência da aprovação na UN ; a importância do Mar para a sustentabilidade; os Recursos Minerais e Geológicos, da exploração à prospeção; os Serviços das operações Marítimas; a formação e competências para operação no Mar.


TEMÁTICAS A SEREM ABORDADAS AO LONGO DOS 13 EPISÓDIOS DA PRIMEIRA SÉRIE: 

• Por mares nunca antes navegados vamos descobrir força infinita do Atlântico, compreender como o Atlântico afeta o nosso clima, e como se transforma força e movimento em energia. 

• Vamos à procurar tesouros escondidos à vista de todos e compreender como se domina a relação do Atlântico com a nossa costa. 

• que esconde o Mar profundo? 

• Como será o futuro das pescas?: de recoletores a produtores.

• Como pode a biologia e biotecnologia transformar esta industria?

• As atividades económicas são compatíveis com a preservação do Atlântico?

• Como vamos proteger tão vasto território?

• As autoestradas marítimas reduzem a pegada de carbono?

• Será a robótica a solução para o desenvolvimento de atividades económicas sustentáveis?



Consulte os restantes horários, em seguida:

Horários de estreia:
Sábado 09:45H

Repetições:
Sábado 02:45H
3ª feira 15:45H
6ª feira 20:45H

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas