ÚLTIMAS NOVIDADES

ARTIGO EM DESTAQUE

'D'Improviso' recebe cinco convidados na estreia este domingo


Homofobia hoje no próximo 'E Se Fosse Consigo?'

segunda-feira, 9 de maio de 2016



Na quarta emissão do 'E Se Fosse Consigo?', vai abordar o tema Homofobia e quais são as consequências para as crianças e adolescentes. Para acompanhar hoje segunda-feira dia 9 de maio, a partir das 20h50, a emissão vai ser emitida num simultâneo SIC e SIC Notícias.


Hoje no 'E Se Fosse Consigo?' um casal de rapazes é insultado e desrespeitado em público por uma mulher que não aceita que eles estejam abraçados ou de mãos dadas.



Até que ponto alguém está disposto a parar com as palavras agressivas e com a humilhação dos jovens? Esta é a experiência encenada por atores que questiona no meio da realidade até que ponto os portugueses são homofóbicos. 

Portugal considera-se progressista em relação a outros países em matéria de direitos dos homossexuais, mas muitos ainda têm de viver escondidos dos olhares dos outros e são sujeitos a situações de discriminação na rua, no trabalho, na família. 

E os pais como é que reagem à notícia? A rejeição da orientação sexual dos filhos é mais forte do que o amor que sentem por eles? A Associação Amplos, Associação de Mães e Pais Pela Liberdade de Orientação Sexual, lançou nesta quarta-feira uma campanha. Duas mulheres abraçam-se, trocam carícias, gestos carinhosos. 

Num primeiro momento, parecem um casal. Afinal, são mãe e filha e querem passar uma mensagem: "Isto é amor. Isto é o que parece". O programa conta com testemunhos de jovens homossexuais, entrevistas das duas protagonistas do spot de promoção e apresenta, em exclusivo, uma reunião de pais da Associação Amplos, que partilham a forma como lidaram e lidam ainda com a orientação sexual dos filhos. 'E Se Fosse Consigo?', segunda-feira, às 20h50, em simultâneo na SIC e na SIC Notícias.


Posteriormente às 21h30, segue o debate com vários convidados que o debate é conduzido pela jornalista e pivô Conceição Lino, para acompanhar no canal SIC Notícias.


Conheça a Sinopse do programa 'E Se Fosse Consigo?'!



Conceição Lino dirigiu as diversas fases de elaboração das experiências sociais e, durante as gravações, acompanhou numa régie escondida em cada local o desenrolar das gravações, dando indicações aos atores e confrontando depois as reações dos cidadãos no momento em que há um desfecho. Seja esse desfecho uma reação ou a indiferença.

Além das experiências sociais, Conceição Lino acrescenta ao programa entrevistas a vítimas, testemunhas e especialistas, de modo a enquadrar cada um dos temas abordados e acrescentar informação.

'E Se Fosse Consigo?' pretende levar os espectadores a uma autoanálise dos seus próprios comportamentos e convicções e valorizar os bons exemplos de cidadãos dispostos colocar-se no lugar do outro. Por essa razão, o programa foi concebido para poder ir além do ecrã de televisão e lançar o debate nas redes sociais e em diversas plataformas digitais.

'E Se Fosse Consigo?' será uma marca transversal aos diversos sites e redes sociais do grupo Impresa, SIC e SIC-Notícias. Todas as semanas, a revista Visão terá um artigo relacionado com o tema e com o programa da SIC.

Pela primeira vez, um programa de informação terá uma música original. Conceição Lino desafiou Carlão e Boss AC para criarem um tema sobre os preconceitos, a indiferença e a intolerância e os músicos aceitaram de imediato o desafio. 'E Se Fosse Consigo?' terá também um videoclip realizado por Hugo Sousa e Rui Berton.

O núcleo-base da equipa de Conceição Lino integra a produtora editorial Isabel Mendonça, os jornalistas Ana Lúcia Martins e Guilherme Lima, o editor de imagem Rui Berton e o repórter de imagem Roger Nicolau.

Visualize a Promo (Spot de Promoção) do quarto programa, para saber mais!







0 Comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

 
SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD © 2017 | Designed by Bubbe Shooter, in collaboration with Reseller Hosing , Contactos | Ficha Técnica | Contactos