Esta noite às 00:50H, Estreia 'Lápis Azul', na SIC! E Veja o trailer 'Lápis Azul'! - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

24 de abril de 2013

Esta noite às 00:50H, Estreia 'Lápis Azul', na SIC! E Veja o trailer 'Lápis Azul'!

Veja o trailer Lápis Azul, em baixo!


Saiba mais em baixo!

Estreia hoje quarta-feira, 24 de abril, na SIC.
O projeto "Lápis Azul" insere-se no âmbito da Tese de Mestrado em Estudos Cinematográficos realizado no Departamento de Cinema e Multimédia da Universidade Lusófona por Rafael Manuel Patrão Tavares Antunes Martins, numa parceria entre a Universidade Lusófona e a SIC.
COMO É VIVER SEM LIBERDADE DE IMPRENSA E EXPRESSÃO?
Temos a liberdade de imprensa e expressão como um direito adquirido, este direito custou muito a conquistar, tem de ser constantemente avaliado e preservado.
Enquadramento histórico:
A censura foi uma das instituições que talvez mais tenha moldado Portugal. Esta instituição vigorou em Portugal durante quarenta e oito anos. Através de uma acção selectiva, criou uma mentalidade de respeito às autoridades e de consenso que ainda hoje tem reflexos na nossa sociedade.
Quem foram os homens que mantiveram a instituição da censura; Quem foram os homens e mulheres que lutaram contra ela; Qual a importância da liberdade de expressão nos dias de hoje?

Filme de ficção ”Lápis Azul” (estreia na SIC a 24 de abril):
Um coronel da censura, viúvo, descobre que a mulher na sua ausência lia livros proibidos. O coronel vai descobrir a mulher que não conheceu em vida através dos poemas que esta lia. O coronel vai ser apanhado no meio do 25 de abril de 1974. Apesar de os Poemas o terem influenciado, o coronel vai manter-se fiel às suas convicções.
Atores: António Rama, Rogério Samora, Manuel Cavaco, Anabela Teixeira, Francisco Areosa e Jorge Paixão da Costa.
Documentário (a transmitir brevemente na SIC Notícias):
O documentário lida com os factos reais retratados no filme de ficção, contados na primeira pessoa pelos jornalistas, escritores e colaboradores dos jornais e rádios que os viveram. Para além dos depoimentos, o documentário vai ser suportado por material de arquivo gentilmente disponibilizado pela GESCO - Gestão de Conteúdos e Meios de Comunicação Social, S.A, pelo Arquivo Nacional Torre do Tombo e pela EPHEMERA, Biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira. O documentário conta com a participação de Mário Soares; Francisco Pinto Balsemão; Marcelo Rebelo de Sousa; Graça Franco; Maria Teresa Horta; José Pacheco Pereira; Marvine Howe; Mercedes Balsemão; José Pedro Castanheira; Adelino Gomes; Alberto Arons de Carvalho; Artur Portela; Joaquim Cardoso Gomes; João Paulo Diniz; Daniel Agostinho; Maria Barroso.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas