'Splash!', a grande aposta da SIC para o verão, está a gerar polémica no estrangeiro. O programa que mostra famosos a darem saltos para a piscina já provocou um morto na China e vários feridos nos Estados Unidos.
"Todos os formatos que envolvam uma dimensão física estão sujeitos a imponderáveis", diz ao CM Júlia Pinheiro, diretora de Conteúdos da SIC que apresentará o programa aos domingos à noite a partir de maio.
O caso mais grave ocorreu na China, quando Peng Jiaxuan, de 18 anos, assistente do ator e mestre de artes marciais Shi Xiaolong, morreu afogada na piscina onde decorriam os treinos para o programa. Nos Estados Unidos, a atriz Nicole Eggert teve de ser hospitalizada depois de cair de costas da prancha dos 10 metros, o esquiador Rory Bushfield sofreu uma rutura no tímpano e o humorista Louie Anderson partiu as costelas. Outros concorrentes também tiveram de abandonar o programa devido a lesões várias.
"Este é o desporto com maior número de acidentes traumáticos", explica Jaime Milheiro, especialista em Medicina Desportiva, Física e Reabilitação. "O risco de dano é enorme e pode passar por traumas cervicais, fraturas de costelas, lesões torácicas, etc.", adianta. E avisa: "o salto é uma técnica que os atletas aperfeiçoam desde criança".
CM
Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!