"A Banqueira do Povo", hoje no 'Perdidos e Achados' - Site SIC GOLD ONLINE – SIC Sempre GOLD

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

9 de maio de 2015

"A Banqueira do Povo", hoje no 'Perdidos e Achados'



Maria Branca dos Santos, mais conhecida por Dona Branca, manteve um esquema bancário clandestino durante décadas. A quem lhe confiasse as poupanças garantia juros de 10 por cento ao mês, 120 por cento ao ano. O negócio rolou sem percalços até aos anos 80.


Foi há 25 anos, em fevereiro de 1990, que Maria Branca dos Santos foi condenada a 10 anos de prisão.


O escândalo estalou, em 1983, quando o jornal ''O Tal e Qual'' revelou ao país e ao mundo quem era e o que fazia a banqueira. Em pouco tempo as autoridades começaram a investigar, os depositantes a perder confiança e o esquema bancário não tardou a ruir.



A ''Banqueira do Povo'', foi assim que ficou para a história, foi condenada em 1990 a 10 anos de prisão pelos crimes de burla agravada, emissão de cheques falsos e associação de malfeitores. A justiça acabou por condoer-se com a idade avançada e o estado de saúde e reduziu-lhe a pena. 2 anos depois saiu em liberdade mas acabou doente, sozinha, na miséria e morreu num lar em 1992, tinha 90 anos.



As autoridades nunca conseguiram saber ao certo o número de pessoas que perderam dinheiro na Dona Branca e também nunca se chegou a saber quantos ficaram ricos à conta da ''Banqueira do Povo'' - Esse foi também o título da novela baseada na vida da banqueira cuja história permanece para além do tempo...


Para ver na reportagem do programa 'Perdidos e Achados', com o tema "A Banqueira do Povo", hoje sábado, dia 9 de maio, no 'Jornal da Noite' na SIC!




Jornalista : Patrícia Mouzinho

Repórter de Imagem: José Silva

Edição de Imagem: Rui Rocha 

Produção: Cláudia Araújo, Madalena Durão

Coordenação: Maria João Ruela

Direção: Alcides Vieira



A não perder a reportagem no próximo 'Perdidos e Achados'!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Deixe um comentário na caixa do facebook!

Post Bottom Ad

Páginas