São desportistas e não vão ser meigos com os concorrentes. Rui e Sara prometem muita emoção na corrida para perder quilos. Rui Barros foi atleta de alta competição durante toda a vida, tem 39 anos e é professor de Educação Física. A Sara Freitas tem 31 anos, optou pela paixão do desporto aos 19 anos e é personal trainer. Os dois são os treinadores do Peso Pesado e prometem fazer transpirar os concorrentes do programa da SIC, Os desportistas dizem sentir um grande orgulho em participar neste formato de televisão.
Como é que se tornaram personal trainers?
Rui Barros: Já foi treinador e master trainer e, antes disso, sempre estive ligado ao desporto. Fui atleta de alta competição e fiz parte das selecções nacionais de ginástica. Neste momento, sou professor de Educação Física, treinador e personal trainer.
Sara Freitas: A minha área não era esta, venho de Desenho, tenho dois anos de arquitectura. Houve uma fase da minha vida em que tive de fazer opções. Abandonei completamente a outra área e, a partir dos 19 anos,comecei a fazer todas as formações e a trabalhar como instrutora de fitness e personal trainer.
Para ler o resto da entrevista, clique em LER MAIS!
Qual é o plano para ajudar os concorrentes?
Rui: O grande objectivo é, claro, perder peso, mas há toda uma estrutura mental que temos de ajudar as pessoas a alterar. Estamos a falar de pessoas deslocadas da sociedade e psicologicamente afectadas com alguns dramas. São pessoas que não se souberam libertar de traumas e de algumas angústias. Se saírem da herdade com a auto-estima mais elevada, ainda que tenham algum peso, já valeu a pena.
Já se emocionaram?
Sara: Sim, já me emocionei bastante. Há determinados concorrentes com histórias de vida emocionantes, que nos levam mesmo a abraçar aquele momento de uma maneira espectacular. Deixam-nos sem palavras.
E conseguem manter uma postura “dura”?
Rui: Há situações em que temos de ser duros e outras mais carinhosos. Isto tem de ser trabalhado, porque muitos deles já prometeram mil vezes que iam deixar comer isto e aquilo e falharam sempre.
No formato norte-americano, transmitido pela SIC Mulher, os treinadores Bob e Jillian são bastante populares…
Sara: Vamos ser nós próprios, não vai haver imitações da Jillian e do Bob. Vamos ser a Sara e o Rui. E o nosso dia-a-dia como treinadores será normal.
Já se decepcionaram com algum resultado?
Rui: Haverá situações em que as coisas podem correr menos bem, há uns que vão perder peso mais rápido. Isso é algo que foge ao nosso controlo, que é o metabolismo.
Os treinadores do Peso Pesado lembram que o programa poderá ser um alerta para a população nacional, até porque “há estudos que dizem que daqui a dez anos estamos iguais aos norte-americanos. Basta ver o número de pessoas que se candidataram ao programa, foram 10 mil concorrentes”, lembra Rui. “O Peso Pesado poderá ter um papel muito importante”,diz. Sara defende que “já não estamos a falar em termos de imagem, mas em termos de saúde.”
Revista Maria
Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradecemos o seu comentário! Bem-haja!